Presidente da CONAP receberá troféu da TV RBS

O Médico Veterinário Júlio Barcellos, que preside a Comissão Nacional de Assuntos Políticos do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CONAP) , será homenageado, no dia 10 de março, com o Troféu Campeador, da TV RBS - Rio Grande do Sul.O prêmio é voltado para colaboradores do crescimento rural e Barcellos o receberá pela categoria de pesquisador. 

A menção deve-se ao trabalho desenvolvido por Barcellos à frente do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  O grupo de pesquisa é constituído por professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, vinculados à universidade e que atuam no setor de Bovinocultura de Corte e na Cadeia Produtiva da Carne Bovina. 

Barcellos acrescentou que dois projetos chamaram a atenção da comissão julgadora do troféu: o uso de irrigação para o aumento da produção de carne (mantém durante todo o ano a qualidade do pasto e como conseqüência a nutrição dos bovinos) e a quantificação  da emissão de gases de efeito estufa na produção. “O trabalho realizado pelo Nespro já é referência e nossos alunos são inseridos no mercado com uma vasta bagagem”, afirma. 

A metodologia de ensino do Nespro, de acordo com Barcellos, vai ao encontro das diretrizes pedagógicas do CFMV, que defende o ensino multidisciplinar e a transversalidade do conhecimento. “O aluno no Nespro desenvolve diversas habilidades além dos estudos específicos da Medicina Veterinária, como marketing e administração”, conta. 

A premiação será entregue no dia 10 de março, às 17 horas, na Expodireto-Cotrijal, na cidade de Não-me-toque-RS.