CFMV colabora para implantação de novo curso de Medicina Veterinária em MT

Desde o início desta semana,  o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) está em Mato Grosso onde colabora com o Instituto Federal do estado (IFMT) para  a implantação do curso de Medicina Veterinária no campus Cáceres. O objetivo da visita é subsidiar o IFMT com informações sobre  formação profissional e critérios de avaliação pedagógica e estrutural.

Depois de conhecer a estrutura de laboratórios e unidades de produção relacionadas com a medicina veterinária,  Rafael Gianella Mondadori, presidente da Comissão Nacional de Educação de Medicina Veterinária (CNEMV), do CFMV,  avaliou que o IFMT já tem estrutura para atender os setores e possibilitar a vivência dos alunos. Para ele,  é necessário apenas otimizar o uso  dos recursos. “Nosso objetivo é orientar o plano pedagógico e discutir a visão externa sobre a formação em Medicina Veterinária”, afirma.

Para Mondadori,  é preciso que o curso forme profissionais que estejam frente a frente com o usuário e resolva problemas de clínica e  produção. “Esse perfil está muito relacionado com a vocação dos institutos”, completa. Acompanhado pelo médico veterinário Breno Schumaher Henrique, membro do CNEMV,  o presidente da Comissão visitou os laboratórios de carnes, bromatologia, microbiologia, fábrica de ração, laticínio, agroindústria e criações de bovinos, suínos e aves do IFMT.

Demanda histórica
O diretor do campus Cáceres, Olegário Baldo, conta que a oferta do curso de Medicina Veterinária  pretende atender a uma demanda histórica apresentada pela sociedade.  “A construção e equipamentos dos laboratórios da parte básica do curso já foram empenhados”, afirma.

Já o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Milson Evaldo Serafim, ressalta a importância da visita do CFMV. “Todas as orientações do Conselho serão observadas atentamente. A experiência e a visão trazidas pelo órgão, por meio desses profissionais, fortalece o trabalho que pretendemos realizar”, finaliza.

Assessoria de Comunicação do CFMV