CFMV sinaliza necessidade de mais recursos para defesa agropecuária em 2014

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) vê, com preocupação, o montante destinado no orçamento de 2014 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a área da defesa agropecuária animal e vegetal. A insuficiência admitida pelo próprio ministro da pasta, Neri Geller, mostra que o valor de R$ 303,8 milhões, de um total de R$ 14,5 bilhões, representa apenas 2,1% do orçamento e não suprirá a demanda da área. O valor se torna irrisório frente à demanda de trabalho da defesa agropecuária animal.

Para o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, as exportações de carnes e seus subprodutos têm papel relevante na balança comercial positiva brasileira, o que contribui para a formação do PIB. “Deve-se dar prioridade àquilo que é o carro-chefe do Mapa, pois sem a defesa agropecuária não existe exportação de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal”, destacou.

Outro ponto ressaltado por Arruda é que o baixo investimento na área da defesa animal expõe o país a doenças que podem contaminar a agropecuária local. Um exemplo desse risco é a diarreia suína endêmica que ocorre atualmente nos Estados Unidos. O presidente alerta que essa doença teria o potencial de arrasar com as exportações e o rebanho brasileiros. Há temores de que atinja o plantel suíno nacional. 

O CFMV lembra que a defesa agropecuária é responsável por garantir  a segurança alimentar dos produtos consumidos em âmbito nacional.

Assessoria de Comunicação do CFMV