CRMVRS lança campanha em favor da proteína animal
Importante fonte de proteínas para os seres humanos, os produtos de origem animal - carne, ovos, leite, mel e pescado - devem receber cuidados indispensáveis antes de serem consumidos. Um dos únicos profissionais presentes em todas as etapas de produção do alimento oriundo de animais é o Médico Veterinário. Ele atua no cuidado com os rebanhos - manejo, alimentação e genética, na inspeção dos animais - em matadouros e frigoríficos, no processamento do alimento - na indústria e, por fim, no controle do produto - nos pontos de venda.
Com o propósito orientar a população sobre o envolvimento do Médico Veterinário no processo de fabricação do alimento de origem animal é que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS) lançou a campanha "Segurança dos Alimentos". Com o slogan "Médico Veterinário = Alimento + Qualidade + Saúde", a ação busca informar o longo processo que o produto de origem animal passa até chegar diariamente à mesa da população. Além disso, a campanha alerta a sociedade para que fique vigilante e não consuma produtos que não apresentarem condições necessárias para a ingestão.
O consumo de alimentos contaminados por bactérias ou toxinas pode acarretar em toxinfeccções alimentares - enfermidades ocasionadas por infecção ou intoxicação alimentar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população dos países industrializados sofrem com doenças de origem alimentar. Segundo estimativas da OMS, mais de 2 milhões de pessoas morrem por doenças diarreicas todos os anos, sendo a maioria por causa de alimentos contaminados.
De acordo com o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, antes de o alimento de origem animal chegar à mesa, ele passa por um longo processo. "Para garantir a qualidade da carne, leite, ovos, mel e pescado, é imprescindível a presença e o acompanhamento de todas as etapas por um Médico Veterinário", completa.
Assessoria de Comunicação do CRMV-RS