Dicas de Português

Saiu na Revista do Correio Braziliense, de 27/04/2014.

1. No título "Mais tempo para se dedicar ao que gosta" (p. 25), saiu este texto:

"De olho na necessidade de o aposentado se sentir útil e distraído, atualmente diversas empresas (como o Hospital Universitário de Brasília e o Banco do Brasil) se adiantam e dão cursos e palestras a funcionários em vias de se aposentar".

Corrigindo: em via de.

Explicação - A expressão em via de significa a caminho de, prestes a. Segundo o Guia de Uso do Português, da Profa. Maria Helena de Moura Neves, "tradicionalmente se recomenda a manutenção do substantivo via no singular".

2. No título "Planejar é preciso" (p. 27), saiu este texto:

"Rita já vislumbra, como aposentada, a possibilidade de fazer ainda mais coisas que lhe dão prazer, como viajar, ir ao cinema, voltar às aulas de piano. Sem tempo para ler, uma grande coleção de clássicos lhe espera".

Corrigindo: Sem tempo para ler, uma grande coleção de clássicos a espera.

Explicação - Erro de regência: como o verbo "esperar" é transitivo direto, ou seja, pede complemento sem preposição obrigatória, o pronome correto, na função de objeto direto, é a, e não lhe.

 

No título "Fantasiado de policial" (Correio Braziliense, Eixo Capital, p. 25, 27/4), saiu este texto:

"Um delegado de Brasília foi a uma festa à fantasia em Goiânia vestido à caráter".

Corrigindo: Um delegado de Brasília foi a uma festa à fantasia em Goiânia vestido a caráter.

Explicação - Não se usa acento grave - indicador de crase - no "a" antes de palavra masculina: andar a pé, pagamento a prazo, filé a vácuo, cheirar a suor, viajar a cavalo, vestir-se a caráter.