Ministro da Saúde prestigia os médicos veterinários em estande do CFMV no Conasems
A saúde pública dos municípios brasileiros pode ficar muito melhor com a ajuda do médico veterinário. Essa é a mensagem divulgada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que marca presença no XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Serra (ES), para esclarecer como o médico veterinário pode melhorar a qualidade da atenção básica à saúde dos brasileiros. Em 2011, o Ministério da Saúde incluiu os veterinários nas equipes multiprofissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), criado para apoiar a consolidação da Atenção Básica à Saúde.
Desde o primeiro dia do evento, o estande do CFMV tem recebido diversos interessados, dentre eles gestores públicos que visam conhecer o campo de atuação do médico veterinário e como se dá sua contribuição para a saúde pública. Na manhã de hoje (2/6), foi a vez do ministro da saúde, Arthur Chioro, marcar presença. Ao lado do presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, Chioro esteve no estande do CFMV para prestigiar os profissionais da Medicina Veterinária.
Veterinários no NASF
Os integrantes da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV), do CFMV, conversam com o público sobre as ações do médico veterinário nos municípios atendidos pelo NASF. Dentre os secretários de Saúde recebidos pelo médico veterinário Marcelo Vallandro, houve alguns com formação em Medicina Veterinária. “Isso mostra que, cada vez mais, o profissional da Medicina Veterinária tem trabalhado na Saúde Pública, ocupando espaço inclusive na gestão", avalia o membro da CNSPV. Ele cita o exemplo de Maracaú, município do Ceará com aproximadamente 200 mil habitantes. “Essa cidade possui um médico veterinário como secretário de Saúde e outros dez profissionais veterinários na área da Vigilância Sanitária e no NASF”, conta.
Também integrante da CNSPV, a médica veterinária Sthenia Amora circula pelos corredores do congresso, abordando os gestores com um folder explicativo. Ao convidar o público para visitar o estande, ela resume a importância deste profissional: "o papel do médico veterinário é imprescindível para o equilíbrio da tríade 'ambiente, homem e animal'. Muito mais que o controle das Zoonoses e da Vigilância Sanitária, o profissional da Medicina Veterinária contribui significativamente para a prevenção e controle de doenças e agravos à saúde pública", finaliza.
O Congresso
Com o tema “SUS: desafios do financiamento”, o Conasems tem uma extensa programação que visa discutir problemas e soluções para a saúde pública brasileira. A organização do evento estima a participação de cerca de 5 mil pessoas nestes dois primeiros dias do evento.
O Conasems teve início ontem (1º/6) e segue até esta quarta-feira (4/6) no Centro de Eventos Pavilhão da Carapina, em Serra (ES).
Assessoria de Comunicação CFMV