Especialistas internacionais de renome integram a equipe de palestrantes do III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
11 de junho de 2014 - O III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal vai reunir um time de especialistas renomados no Brasil e no exterior para tratar de diversos temas relevantes para a Medicina Veterinária. Organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, em Curitiba, e está com as inscrições abertas.
Os assuntos a serem abordados vão desde as atualidades em bem-estar de animais de produção, as questões relacionadas à avaliação da dor e do sofrimento animal, os avanços biotecnológicos, as normas relacionadas ao bem-estar dos animais, a bioética e o bem-estar como requisitos indispensáveis na formação do médico veterinário e do zootecnista até a consciência dos animais, os desafios técnicos para o bem-estar animal e o bem-estar dos animais selvagens.
A palestra inaugural está a cargo do professor emérito da Universidade de Bristol, John Webster, que também é fundador Farm Animal Welfare Council. Ele vai falar sobre ‘sustentabilidade e bem-estar animal’, tema sobre o qual acumula mais de 30 anos de experiência. Webster assina várias publicações e trabalhos científicos sobre o assunto.
Convidado para também participar do Congresso, o matemático e doutor da Massachusetts Institute of Technology, Philip Low, é conhecido no mundo científico internacional por ter sido responsável pela organização da Conferência em Cambridge, que culminou com a Declaração sobre Consciência Animal. É esse o assunto que Philip Low vai abordar no evento.
Já Claus Joachim Kobrich Grüebler, Médico Veterinário da Faculdade de Ciências Veterinárias e Pecuária da Universidade de Chile, pretende tratar das iniciativas para a promoção do bem-estar animal na América Latina.
E para discorrer sobre a avaliação da dor em animais, está confirmada a participação do especialista da Faculdade de Medicina Veterinária do Departamento de Ciências Clínicas da Universidade de Montreal, em Quebec, Canadá, Paulo Steagall.
Mais informações no Portal do CFMV.
Assessoria de Comunicação do CFMV