Denúncia sobre exames laboratoriais falsos preocupa Médicos Veterinários e Zootecnistas
13 de maio de 2014 – O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) redigiu uma carta aos Médicos Veterinários e Zootecnistas, alertando-os sobre uma denúncia recebida no fim do mês passado. De acordo com a carta endereçada aos profissionais, exames em nome de um laboratório localizado no Estado e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão sendo falsificados. As análises são relativas a enfermidades equinas, como o Mormo e a Anemia Infecciosa Equina.
Segundo o CRMV-SP, os resultados falsos envolveram de forma caluniosa o nome do laboratório e as assinaturas de alguns Médicos Veterinários. O caso chama atenção pelo risco oferecido à saúde animal e à saúde pública, já que o Mormo é uma zoonose contagiosa que atinge, principalmente, os eqüídeos. Os sintomas mais comuns nos animais são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. E no homem a doença pode se manifestar com febre, feridas na pele, inchaço no nariz, pneumonia e abscessos no corpo.
Na carta, o CRMV-SP afirma que os Médicos Veterinários com os nomes envolvidos foram convocados a comparecer à sede do Conselho Regional para prestarem esclarecimentos e os orienta a registrarem boletim de ocorrência.
O Conselho Regional de São Paulo relatou a denúncia em ofício encaminhado ao Mapa, à Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e ao Ministério Público Federal.
Saiba mais no Portal do CFMV: www.cfmv.gov.br