Representantes do CRMV´s estão reunidos em Brasília para dar continuidade ao mapeamento de processos

21 de julho de 2014 –  O segundo passo para a modernização e a padronização dos processos de trabalhos do Sistema CFMV/CRMV’s começou hoje em Brasília. Desde o início da manhã, representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV’s) estão reunidos  na sede do Conselho Federal  para dar início ao mapeamento dos processos definidos como críticos em maio deste ano, durante a Câmara Nacional de Presidentes.  

A consultora responsável pela condução dos trabalhos, Francette Amorim, explica que os três dias do encontro – que termina na quarta-feira (23/7) – serão dedicados à construção de mapas de relacionamento de cada Conselho Regional com os públicos envolvidos no processo de fiscalização das profissões ligadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia, e à descrição das atividades necessárias para se efetuar a fiscalização. Na semana que vem, entre 28/7 e 30/7, uma nova reunião vai definir questões ligadas à capacitação (educação continuada).

Até o fim de outubro, serão realizados dez encontros, envolvendo representantes dos Conselhos Federal e Regionais para mapear os seguintes processos: fiscalização, capacitação, julgamento de PEP, atendimento a clientes, compras/contratações, gestão de recursos financeiros,  planejamento de estratégia, assessoramento de estratégia, manutenção da infraestrutura e da logística e gestão de pessoas.  Depois de cada reunião, os CRMV´s terão uma semana para enviar ao CFMV críticas, sugestões ou dúvidas.

Representando o CRMV-MA, o fiscal  José Ribamar Neto conta que veio a Brasília para entender a proposta do CFMV e debater o assunto. ”O meu objetivo aqui é tentar estabelecer melhorias na área de fiscalização do meu estado, principalmente em relação aos órgãos de parceria, como o Ministério Público, a Vigilância Sanitária e a Polícia Federal”, explica. Já o coordenador técnico do CRMV-RS José Pedro Soares Martins avalia que, em seu estado, já existe um processo de fiscalização efetivo. “Tenho 35 anos de experiência na área. Estou aqui em Brasília para trocar conhecimentos e saber como posso adaptar a proposta do CFMV àquela que já existe no Rio Grande do Sul”.

O próximo passo será em novembro deste ano, mês em que ocorrerá o I Encontro Admininistrativo do Sistema CFMV-CRMV, no qual os presidentes dos Regionais vão homologar o mapa final com os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e o plano de ação para implantar as soluções dos problemas identificados.

Assessoria de Comunicação do CFMV