Colaboradores do Sistema CFMV/CRMVs concluem o mapeamento do processo fiscalização
25 de julho de 2014 - O clima de colaboração entre os representantes do Sistema CFMV/CRMV´s traduz o desfecho do terceiro dia de reuniões, destinadas ao mapeamento dos processos relativos à fiscalização das atividades ligadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.
‘Excepcional’ foi a palavra escolhida pela consultora do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e responsável pela condução dos trabalhos, Francette Amorim, para descrever o envolvimento dos colaboradores dos Conselhos Regionais. “Nestes três dias, dissecamos o processo de fiscalização, extraímos as disfunções; e, para cada uma delas, recomendamos uma lista de melhorias. Isso para o gestor é de extrema importância”, avalia Francette, que completa: “houve um entrega total dos participantes. Todos contribuíram para o levantamento de necessidades, que são factíveis de serem atendidas”.
O agente administrativo Sérgio Luis Dória Paraíso, do CRMV-DF, faz coro às observações da consultora. “Foi muito bom termos este contato e esta troca de experiências com outros Conselhos Regionais, a fim de conhecer a realidade de cada um”, afirma ele, que espera, com a conclusão dos trabalhos, a possibilidade de realizar a prestação de serviços com muito mais qualidade.
Com 35 anos de experiência na área de fiscalização, o coordenador técnico do CRMV-RS José Pedro Soares Martins conta que, nas reuniões, percebeu que os estados realizam o mesmo trabalho, mas de formas diferentes. “Isso não pode acontecer, porque estamos falando do Sistema CFMV/CRMV’s. Por isso, a padronização dos processos é necessária, é o que precisamos’, afirma. “Espero o mês de novembro, quando os presidentes dos Conselhos Regionais forem convidados para validarem o mapeamento de todos os processos; e, a partir daí, em 2015, a gente comece a trabalhar com padronizações, como um sistema deve ser”.
Martins se refere ao I Encontro Admininistrativo do Sistema CFMV-CRMV, no qual os presidentes dos Regionais vão homologar o mapa final de todos os processos com os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e o plano de ação para implantar as soluções dos problemas identificados.
Participaram do encontro relativo ao processo da fiscalização representantes dos CRMV’s do Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Distrito Federal, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, além do CFMV.
Na semana que vem, outros colaboradores dos Conselhos Regionais estarão em Brasília para tratar de questões ligadas a capacitação. No total, serão mapeados dez processos.
Assessoria de Comunicação do CFMV