Semana que vem acontece o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
30 de julho de 2014 - Estudantes, profissionais, pesquisadores e especialistas estão em contagem regressiva para participarem do III Congresso Brasileiro de Bioética de Bem-estar Animal, que acontecerá na semana que vem, entre 5 e 7 de agosto, em Curitiba (PR).
Um dos assuntos mais esperados é sobre consciência em animais. Para a bióloga e doutoranda Priscilla Tamioso, a questão é de muita importância para a comunidade científica, já que a presença de emoções e da consciência em animais tem recebido atenção de diversos setores, incluindo as áreas de psicologia, neurociências e bem-estar animal. Recentemente, um grupo internacional de pesquisadores assinou um manifesto, denominado Declaração de Cambridge sobre Consciência (The Cambridge Declaration on Consciousness), que trata da existência de experiências conscientes em animais vertebrados e invertebrados.
Dra. Priscilla é também uma das colaboradoras voluntárias para a realização do Congresso. Ela explica que o manifesto evidencia que a ausência de um neocórtex não impede que os animais experimentem estados afetivos e consciência, reiterando que a diferença entre eles justifica-se em grau e não em gênero.
O autor da Declaração, pesquisador da Universidade de Stanford e do Massachusetts Institute of Technology, Philip Low, o professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Daniel Braga Lourenço, e a dra. Françoise Wemelsfelder, pesquisadora da Scotland’s Rural College, vão tratar do tema durante na tarde do primeiro dia do evento.
Mas, afinal, como é possível inferir a existência de consciência em animais? Quais são as implicações da presença de emoções e consciência em animais no modo como nós os tratamos? As respostas para essas e outras perguntas poderão ser conferidas na próxima semana, durante o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem Estar Animal.
O evento é organizado pelo CFMV em parceria com o Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Assessoria de Comunicação do CFMV