2º Dia de Conscientização da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens já começou em algumas capitais do país
19 de setembro de 2014 - Para comemorar os seus 45 Anos, os Conselhos Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) lançaram, ano passado, a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. A iniciativa contou com várias ações de marketing, publicidade e relações públicas e teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre o problema de tráfico de animais no país.
Uma das atividades realizadas, em 2013, foi o Dia de Conscientização pelo Combate ao Tráfico de Animais Selvagens em várias capitais do país. Durante um dia, médicos-veterinários e zootecnistas orientaram a população com a distribuição de folderes e explicaram às crianças o assunto com contadores de histórias, distribuição de cartilhas e brincadeiras.
Devido ao sucesso do ano passado, o Sistema CFMV/CRMVs promove novamente, durante o mês de setembro, o “Segundo Dia de Conscientização”. Ele está sendo realizado nos mesmos moldes de 2014. Na capital paulista, por exemplo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), realizará o evento no próximo domingo (21/09). Haverá entrega de cartilhas educativas aos visitantes do zoológico e apresentação do espetáculo teatral Bichos do Brasil, da Cia. Pia Fraus. O evento ocorrerá das 9h às 15h, na Arena Cultural da Fundação Parque Zoológico de São Paulo
A Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre, da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo, também estará presente com uma equipe de médicos veterinários para orientar sobre como funciona o centro de triagem e o recebimento de animais silvestres.
E para mobilizar a população nas redes sociais, o CRMV-SP já iniciou, em 2 de setembro, sua campanha no facebook e twitter com a hashtag #contraotraficodeanimaisselvagens e o compartilhamento das peças da campanha, assim como dados do tráfico no Estado. O CRMV-SP convida aqueles que apoiam a campanha a mudarem seus avatares nas redes sociais pela foto de um animal selvagem ameaçado pelo tráfico.
Em Minas Gerais, do 2 º Dia de Conscientização ocorreu em 7 de setembro. Em parceria com o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, o Conselho Federal de Medicina Veterinária do estado (CRMV-MG) promoveu também atividades de recreação para as crianças e disponibilizou para o público informações a respeito do combate ao tráfico de animais selvagens.
Apoio
A Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens conta com apoio de importantes parceiros, como a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) – organização Não-Governamental que atua diretamente na proteção e na preservação de Animais Selvagens -; a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), criada há mais de 30 anos e que atua para promover o bem-estar animal e lutar contra os maus-tratos praticados contra os animais em todo o planeta; e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora dos canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio.
Assessoria de Comunicação CFMV