O 2º Dia de Conscientização da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens ocorrerá em oito estados na semana que vem
23 de setembro de 2014 – O tráfico de animais selvagens está esvaziando nossas florestas e é um crime que traz sérios prejuízos para a biodiversidade, reduz as populações de diversas espécies e leva ao desequilíbrio ambiental. Esse é o alerta que os Conselhos Federal (CFMV) e Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) vêm fazendo para a sociedade brasileira desde que lançaram, no ano passado, a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Este mês de setembro é dedicado a mais uma etapa da campanha, com o Segundo Dia de Conscientização, organizado em 10 estados brasileiros: oito eventos acontecem na semana que vem e outros dois já foram realizados em Minas Gerais e São Paulo.
No próximo domingo (28/9), sete CRMVs organizam eventos em seus estados. O Rio Grande do Sul, por exemplo, escolheu um shopping para aproximar a população dos médicos-veterinários e dos zootecnistas, que pretendem alertar as pessoas sobre os riscos inerentes à criação ilegal ou à manutenção ilegal de animais selvagens em ambientes domésticos. Eles também estarão à disposição para falar das principais espécies traficadas e em que situações um animal selvagem pode ser domesticado.
Já o CRMV de Santa Catarina decidiu abordar o público que visitar a recém-inaugurada trilha ecológica do Parque do Rio Vermelho, localizada na Grande Florianópolis. Os médicos-veterinários vão tratar do tema relativo ao tráfico ilegal de animais no período em que as pessoas estiverem aguardando sua vez para dar início à visitação da trilha.
Na Bahia, o local escolhido pelo CRMV é o Jardim Zoológico de Salvador, onde um toldo será montado para receber a população. Atividades voltadas para os adultos e para as crianças serão oferecidas.
O Segundo Dia de Conscientização ocorrerá também, neste domingo (28/9), em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Acre.
O tráfico e as Zoonoses
No Piauí, a segunda etapa da campanha começará na segunda-feira (29/9) e se estenderá por mais quatro dias. Neste período, o CRMV-PI vai tratar de um problema que tem sido comum no Estado: a criação doméstica ilegal de sagüis, macacos selvagens de pequeno porte, que podem transmitir a raiva aos seres humanos. Por isso, o CRMV-PI vai discutir o assunto em um seminário sobre o tráfico ilegal de animais selvagens e o risco de transmissão de zoonoses, ou seja, doenças transmitidas aos seres humanos pelos animais. Outras atividades também serão oferecidas.
Abordagens já realizadas
Minas Gerais e São Paulo já realizaram o Segundo Dia de Conscientização no início de setembro. Em Belo Horizonte, o CRMV-MG conseguiu abordar cerca de 800 pessoas com diversas atividades no Jardim Zoológico; mesmo local onde aproximadamente 300 pessoas foram informadas sobre a importância do combate ao tráfico de animais selvagens na capital paulista.
Lá, o CRMV-SP ofereceu o espetáculo teatral “Bichos do Brasil”, apresentação que retratou, de forma lúdica, a riqueza da fauna brasileira, mostrando como são os hábitos dos animais da floresta. Além disso, houve também a distribuição de gibis e folhetos explicativos com informações, como a forma de ajudar no combate ao tráfico ilegal e a importância do médico-veterinário na preservação das espécies.
Assessoria de Comunicação do CFMV