A introdução das competências humanísticas nos cursos de Medicina Veterinária é tema de seminário organizado pelo CFMV.

3 de novembro de 2014 - A preocupação com o  desenvolvimento das competências humanísticas dos alunos de Medicina Veterinária foi foco da primeira palestra  do XXI Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, que começou hoje em Brasília e segue até esta quarta-feira (5/11). Organizado pelo Conselho Federal de  Medicina Veterinária (CFMV), o evento reúne profissionais e  acadêmicos dispostos a discutir diversos temas ligados à  Medicina Veterinária.

Com o tema: "Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem para o desenvolvimento de competências humanísticas", o médico veterinário Marcelo Diniz dos Santos, membro da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), do CFMV, apresentou o guia " Estratégias de Ensino-Aprendizagem para Desenvolvimento das Competências Humanísticas: propostas para formar Médicos Veterinários para um mundo melhor".  Lançado no final do ano passado, em Foz do Iguaçu (PR), durante a 3a Conferência Mundial da OIE em Educação Veterinária, o documento foi produzido pelo CFMV para auxiliar os docentes no desenvolvimento das competências humanísticas de seus alunos. "O guia estabelece as competências mínimas necessárias para que os futuros profissionais sejam adequadamente preparados para desenvolverem suas atividades na área de atuação", disse o palestrante. 

Aos participantes, também foi apresentado o resultado da aplicação de um projeto piloto desenvolvido pelo CFMV em parceria com duas faculdades, nas quais as questões humanísticas foram trabalhadas nos cursos de Medicina Veterinária. "Os alunos ficaram mais comprometidos com as atividades e o corpo docente da instituição ficou mais unido com a troca de experiências", resumiu  o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), dr. Eros Luiz Souza. A experiência também foi positiva na Universidade de Cuiabá (Unic): "o conteúdo ministrado foi mais bem compreendido e as competências humanísticas trouxeram  ainda mais reflexão e diálogo entre o docente e o discente”. Palavras da representante da Unic, dr. Rachel de Souza. 

Competência humanística
Segundo o guia elaborado pelo CFMV,  o conceito “competências humanísticas" foi criado com a finalidade  de diferenciar as competências técnicas -  ou seja, próprias da atuação do Médico Veterinário como profissional especializado - das competências complementares a essas, que são relacionadas à capacidade do profissional de se inserir socialmente nas situações ensejadas pela sua atuação. Assim,  o profissional tecnicamente preparado que não estiver humanamente formado não conseguirá se inserir na sociedade para disponibilizar seu conhecimento.  

Para saber mais sobre o assunto,  leia o capítulo “As Competências Humanísticas do Curso de Medicina Veterinária”, a partir da página 34 no documento disponível no Portal do CFMV: http://portal.cfmv.gov.br/uploads/files/Estrategias%20de%20Ensino-aprendizagem%20para%20Desenvolvimento%20das%20Competencias%20Humanisticas_site.pdf

Público-alvo
Organizado anualmente pelo CFMV, o Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária tem como público-alvo coordenadores e diretores de cursos. Contudo, o evento também abre suas portas para docentes, discentes, representantes das Comissões Regionais de Educação da Medicina Veterinária e quaisquer interessados.

Serviço
Evento: XXI Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária
Data: de 3 a 5 de novembro
Endereço: St.Peter Hotel | Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02 - D | Brasília-DF
Inscrições: As inscrições online já terminaram, mas os interessados ainda podem realizá-las no *local do evento, que acontece no  St.Peter Hotel (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02 - D - Brasília-DF).

Confira a programação no Portal: http://portal.cfmv.gov.br/portal/noticia/index/id/4024

Assessoria de Comunicação do CFMV