I Encontro Administrativo do Sistema CFMV/CRMVs acontece na semana que vem.
17 de novembro de 2014 - O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) espera a presença dos presidentes e de colaboradores dos 27 Conselhos Regionais (CRMVs), que, durante três dias, vão participar do I Encontro Administrativo do Sistema CFMV/CRMVs.
Entenda, logo abaixo, o que é esperado desse evento e quais atividades foram previamente feitas para sua realização.
Onde: Brasília - Hotel Nacional (Setor Hoteleiro Sul - Quadra 01 - Bloco A)
Quando: entre 24 e 26 de novembro de 2014.
Objetivo: modernização e padronização do Sistema CFMV/CRMVs.
O processo da modernização administrativa do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) visa garantir a padronização mínima dos procedimentos operacionais de trabalho, com respostas ágeis, controle de custos, qualidade e melhoria contínua; busca também definições claras de responsabilidades e prioridades, mais agilidade para as mudanças necessárias e compreensão da finalidade do Sistema. O evento é uma ação do Única Voz, um dos projetos estratégicos do CFMV para fortalecer, integrar e harmonizar o Sistema.
Etapas dos trabalhos de modernização: o processo de modernização e padronização do Sistema CFMV/CRMVs consiste em duas etapas: o CFMV iniciou a primeira em maio deste ano, em Brasília, durante a Câmara Nacional de Presidentes. Nesse evento, os dirigentes e os colaboradores dos 27 CRMVs participaram da identificação dos macroprocessos dos CRMVs e os processos de trabalho a eles vinculados. Em seguida, entre julho e outubro, mais dez encontros foram realizados para mapear os processos definidos como críticos na reunião de maio. A conclusão desse primeiro momento foi necessária para a realização da segunda etapa, ou seja, o I Encontro Administrativo do Sistema, marcado para a semana que vem.
Como ocorreu o mapeamento dos processos de trabalho: dez processos de trabalho definidos como críticos foram mapeados em dez reuniões realizadas em Brasília. São eles: Fiscalização; Julgamento de Processo Ético Profissional; Atendimento a Clientes; Compras/Licitação; Gestão de Recursos Financeiros; e Manutenção de Infraestrutura e Logística; Capacitação; Planejamento de Estratégia; Assessoramento de Estratégia e Gestão de Pessoas.
Cada processo foi discutido e mapeado em um encontro específico, que aconteceu na sede do CFMV no decorrer de três dias consecutivos. Nessas reuniões, os colaboradores dos CRMVs elaboraram os procedimentos operacionais padrão, ou seja, as tarefas necessárias para a execução de cada atividade do processo organizacional.
Após o fim de cada encontro, os 27 CRMV' receberam o resultado do trabalho, ou seja, o mapa do processo estudado, a sugestão de indicadores de desempenho e os procedimentos operacionais padrão. Os Conselhos Regionais tiveram uma semana para enviar ao CFMV críticas, sugestões e dúvidas.
Como será o I Encontro Administrativo do Sistema CFMV/CRMVs: no I Encontro Administrativo, os presidentes dos Conselhos Regionais vão homologar o mapa final e os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de seis processos (Fiscalização; Julgamento de Processo Ético Profissional; Atendimento a Clientes; Compras/Licitação; Gestão de Recursos Financeiros; e Manutenção de Infraestrutura e Logística). Além disso, em conjunto com o CFMV, vão elaborar um Plano de Ação para implantar o processo de trabalho estudado, de acordo com suas particularidades.
Os outros quatro processos - ou seja, Capacitação, Planejamento de Estratégia, Assessoramento de Estratégia e Gestão de Pessoas - serão homologados no II Encontro Administrativo do Sistema CFMV/CRMVs, previsto para ocorrer em 2015.
Como será a implantação do Plano de Ação: as ações do Plano de Ação que necessitarem do apoio do CFMV serão estudadas e acordadas em conjunto. Durante a implantação dos processos, o CFMV apoiará e controlará o desempenho dos processos. Havendo necessidade, colaboradores do Conselho Federal poderão contribuir, in loco, para a implantação e/ou o redesenho de algum processo em particular. O objetivo final é garantir a padronização mínima dos procedimentos operacionais, preservando a identidade dos CRMV’s no território nacional.
Assessoria de Comunicação do CFMV