Aplicativo do Facebook, criado pelo CFMV, alerta para o tráfico de animais selvagens.
29 de janeiro de 2015 - Com o objetivo de despertar a sociedade para o tráfico de animais, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) mantém em atividade o Extintômetro. A ferramenta é um aplicativo do Facebook que apresenta o atual cenário de risco da fauna brasileira e dos animais em extinção, proporciona a interação com o usuário a partir do uso de fotos e, o principal, alerta para o risco do tráfico, orientando como proceder para uma denúncia.
“As redes sociais são canais de rápida disseminação de informação e com eficiência. Manter a ferramenta disponível é uma forma de conscientização e estímulo para denúncias”, avalia o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Para acesso e divulgação, o Extintômetro está disponível em http://www.facebook.com/cfmvoficial/app_374037102706635
Nos três meses de operação, o Extintômetro foi visualizado cerca de 5.000 vezes. Também houve o impacto na imprensa de todo o Brasil, que a partir da iniciativa, foram geradas pelo menos 70 publicações, entre notícias e entrevistas.
O Extintômetro faz parte da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens capitaneada pelo CFMV, desde 2013. Dentre as iniciativas: ações educativas, peças publicitárias e eventos em diversas regiões do Brasil. Nos dois últimos anos foram realizados, por todo o Brasil, dias especiais de conscientização, sempre, no mês de setembro. A programação contou com atividades infantis, trilhas ecológicas, distribuição de materiais educativos, apresentações de espetáculos, sessão de fotos com bonecos de animais, além de esclarecimentos e informações sobre como combater e denunciar o tráfico.
Assessoria de Comunicação do CFMV