Saiba como foi o segundo dia do II Workshop Única Voz.

23 de março de 2015 - O segundo dia do II Workshop Única Voz realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) teve início com uma atividade que apresentou os quatro pilares de educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”.

Os pilares foram colocados com o objetivo de aumentar trocas de conhecimento e a convivência entre a nova gestão. Por meio deles, o papel do conselheiro foi objeto de reflexão pelo grupo, que elencou comportamentos ligados a este papel e a outros que os conselheiros exercem no dia a dia.

Segundo o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, o exercício da democracia foi exercido nesta atividade ao selecionar somente os principais comportamentos dentre os vários do grupo. “Isso reflete de forma significativa o trabalho do CFMV, já que cada conselheiro tem sua posição, mas prevalece o consenso do plenário do Conselho e falamos em nome da coletividade”.

Outro exercício realizado foi ressaltado positivamente para o trabalho do conselheiro que precisa expor e facilitar o entendimento dos demais, que é o de ouvir o próximo.  É o que disse o vice-presidente do CFMV, Eduardo Luiz Silva: “Esse exercício foi útil para entender o papel do conselheiro, que além de ouvir, tem que falar de maneira clara, de forma a tocar as pessoas. A comunicação, para nós, é muito importante na decisão de temas relevantes para a categoria e a sociedade”.

Na parte da tarde, o workshop tratou do funcionamento do plenário, que foi apresentado aos novos conselheiros pela líder da Área de Gestão Estratégica (AGES) do CFMV, Isabela Llurda Menezes. Foram explicados e discutidos, por exemplo, a estrutura do Plenário, sua composição, as competências dos conselheiros, a distribuição dos processos e a estrutura de votos. Um mapa mental foi construído em conjunto para ajudar na visualização.

A hierarquia das normas que disciplinam o exercício da profissão e a formação de posicionamento no plenário foi apresentado pelo chefe de gabinete do CFMV, Cyrlston Martins Valentino. Ele fez um exercício para facilitar a formação de posicionamentos no plenário.

Valentino também falou do processo eleitoral e da competência de conceder título de especialista. Ana Célia Vilarinho, colaboradora da AGES, falou de questões orçamentárias e propôs exercício com perguntas sobre as resoluções.

Ao final, foi realizada uma dinâmica para descontrair e treinar, ao mesmo tempo. Os conselheiros tinham que responder perguntas sobre os temas tratados ao longo do dia divididos em grupos marcados por saias de determinada cor. A atividade foi denominada: Saia Justa. O grupo com maior número de pontos ao final vencia.  

 

Sobre o Workshop:

De 21 à 28 de março, o II Workshop Única Voz, acontece no Hotel Fazenda Cabugi, em Goiás. O objetivo do encontro é definir as diretrizes estratégicas para o próximo triênio. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela equipe de planejamento estratégico do Conselho e são atividades integrativas com o objetivo de promover um espaço de troca de experiências, pontos de vista, expectativas e desafios.

 

Veja as imagens do segundo dia:

http://intranet.cfmv.gov.br/intranett/public/galeria/index/id/50

 

Leia mais:

Workshop de Planejamento Estratégico começa em clima de integração.

Diretoria, conselheiros e membros de Comissão do CFMV participam de workshop para definir diretrizes para o próximo triênio.

 

Área de Gestão da Comunicação