Dicas sobre os preparos com pescados para a celebração de Páscoa.

31 de março de 2015 - Leia algumas dicas que foram publicadas no último dia 27 de março, no Correio Braziliense, sobre os preparos com pescados que cabem em qualquer orçamento.

Onde comprar?

Os chefs indicam a Feira do Guará. A dica é ir às quintas pela manhã, quando os estoques são reabastecidos. Se possível, peça ao peixeiro que corte o pescado de acordo com o preparo que será feito, retirando as espinhas e vísceras.

Fique ligado

É comum usar limão para marinar o peixe. Mas a fruta cítrica pode roubar o sabor do animal e deixá-lo ressecado - pois se trata de uma carne mais leve e suave que as demais proteínas. O ideal é, no tempero, usar ervas frescas, pimenta-do-reino e sal.

Economia

Para não pesar no bolso, opte pelos pescados da estação. Se a ideia é economizar, vá de badejo, corvina, bagre, cação, robalo, sardinha, tainha, surubim e traíra - comuns durante este mês.

Restos com sabor

Se comprar o peixe inteiro, não despreze partes poucos usuais, como a cabeça e o rabo. Elas podem ser utilizadas como base para um delicioso caldo.

Menos é mais

Peixes demandam pouco cozimento. Como toda carne branca, eles podem endurecer ou ficar com textura "borrachuda" se ficarem no forno, na frigideira ou na grelha por muito tempo.

Cuidado com o sal

Antes de preparar o bacalhau é necessário dessalgá-lo. Para postas médias, deixe o peixe de molho na geladeira em uma vasilha com água filtrada gelada e troque a água de duas em duas horas, por seis vezes.

Harmonização

Nem sempre a regra de vinhos brancos associados a peixes precisa ser seguida à risca. O importante é complementar sabores. Espumante brut rosé são ótimas escolhas se o peixe for mais gorduroso. Prefira as de tons frutados.

 

Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense.