Oito exposições registram a beleza da capital.

29 de abril de 2015 -  Ainda em clima de celebração pelo aniversário da cidade, espaços diversos abrigam oito mostras em homenagem à capital. Com inclinação histórica, as exposições revelam Brasília em fotografias, gravuras, pinturas, desenhos e objetos de época. Abaixo, veja um breve guia sobre as exibições. Vale anotar na agenda, já que algumas atrações estão em seus últimos dias.

 

Brasília 55 Anos – Da Utopia à Capital

Com mais de 300 peças, entre fotografias, vídeos, maquetes, mapas e objetos de época, esta mostra fornece um painel da história da capital. A curadoria é de Danielle de Athayde, a partir de uma tese de mestrado defendida por ela na Fundação Ortega e Gasset (Madri, na Espanha).

Galeria Athos Bulcão, via N2, anexa ao Teatro Nacional Claudio Santoro. Visitação todos os dias, 8h às 20h. Entrada gratuita.

 

Brasília Através dos Tempos

Formado em arquitetura, o maranhense Terciano Torres está habituado a criar representações divertidas de grandes cidades em cartum. Nesta exibição, o autor assina 26 painéis (coloridos e em preto e branco). Em cada trabalho, o realizador registra a evolução de Brasília por meio de seus ícones urbanos e personagens.

Museu Nacional dos Correios. Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, Edifício Apolo, 3213-5076. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, domingo e feriados, 12h às 18h. Grátis. Até 6 de julho. 

 

Brasília em Cores

Misturando acervo da Câmara dos Deputados e obras de artistas contemporâneos, a mostra retrata a cidade por meio de sua riqueza cromática. Fábio Pedrosa apresenta dez acrílicas sobre tela, enquanto Sandra Uga responde por seis desenhos sobre fotografia digital. Da coleção institucional, entram trabalhos de Carlos Bracher, Claudio Caixeta, Denis Cavalcanti e Wagner Hermusche.

Câmara dos Deputados – Gabinete de Arte da Presidência, 0800 619 619. Sábado, domingo e feriados, 9h às 17h. Entrada gratuita. Até 31 de maio.

 

Brasília em Três Tempos

Pinturas a óleo e acrílicas revelam interpretações de três artistas para obras que fazem parte da paisagem urbana da cidade. Nancy Netto Safatle, Pompéia Scapolatempore Cascão e Silvia Regina Costa Matos homenageiam o legado de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx. A curadoria é de Celina Leite Ribeiro Kaufman.

Shopping Liberty Mall. Setor Comercial Norte. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 12h às 20h. Entrada gratuita. Até quinta (30).

 

Brasília Equalizada

Uma visitinha às redes sociais confirma: as pessoas (moradoras ou visitantes) adoram fotografar o céu de Brasília. O baiano Salveci dos Santos usa essa inspiração para clicar os monumentos da cidade, unindo arquitetura e beleza natural. Ao todo, são trinta imagens em exposição.

Universidade Católica de Brasília – Espaço Cultural da Biblioteca Central. Segunda a sexta, 7h40 às 22h30; sábado, 8h às 14h. Entrada gratuita. Até quinta (30).

 

Construtores de Brasília

Realizada pelo Sesc-DF, esta exposição ocupa o Panteão da Pátria, espaço habitualmente frequentado por grupos de turistas. Lá, 55 painéis contam a história de pioneiros de Brasília, entre personagens envolvidos na construção e legisladores, entre outros nomes.

Panteão da Pátria. Praça dos Três Poderes. Visitação ao ar livre, aberta todos os dias. Grátis. A partir de quinta (30). Até 8 de junho.

 

Debaixo do Bloco

Montada nos corredores do shopping Pier 21, a mostra é resultado de uma ação realizada pelo escritório de arquitetura Debaixo do Bloco no Instagram. Das 500 imagens recebidas, a organização selecionou doze para a exposição. Celso Junior, Kazuo Okubo e Ricardo Penna estão entre os fotógrafos escolhidos.

Shopping Pier 21. Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2. Domingo a quinta, 12h à 1h; sexta e sábado, 12h às 2h. Entrada gratuita. Até quinta (30).

 

Minha Brasília

Baseado no programa de entrevistas #minhabrasília, veiculado via YouTube, a mostra traz 55 fotografias para cada ano de vida da cidade. As imagens foram feitas por Daniel Zukko, diretor e apresentador do programa, durante as entrevistas feitas para os episódios. Um carro modelo Brasília funciona como set para as conversas.

Torre de TV – Mezanino. Eixo Monumental. Visitação todos os dias, 9h às 22h. Entrada gratuita. Até quinta (30).

 

Área de Gestão da Comunicação do CFMV

Com informações da Veja Brasília.