Plantas e ervas embelezam a sala da Área de Processos do CFMV. Confira!



11 de maio de 2015 - Presentes na decoração da casa de todos os amantes da jardinagem, as plantas também devem ter um espaço reservado dentro do escritório. Isso porque, além de embelezarem o ambiente corporativo, elas também trazem diversos benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar das pessoas.

Na sala da Área de Gestão de Processos do CFMV, localizada no mezanino do prédio da autarquia, a equipe segue esse padrão. Todos os dias, as colaboradoras abrem a janela e deixam expostas nela, várias ervas que são utilizadas para o delicioso chá que elas costumam tomar durante o expediente. "Temos manjericão, hortelã, menta, alecrim e boldo", descreve a colaboradora Luciana Santos. E completa: "sempre temos ervas fresquinhas para o nosso chá".

A ação das espécies vegetais, ao contrário do que se imagina, não está baseada apenas no “achismo”. Muitos estudos realizados ao redor do mundo mostram que os profissionais que deixam vasos de plantas no local de trabalho são menos estressados e mais produtivos devido à ação das variedades no dia a dia.  Diante disso, confira, a seguir, cinco bons motivos para deixar o seu ofício mais leve e verde.

Deixa o ambiente mais alegre
Segundo um recente estudo feito pela Universidade do Texas, as plantas têm influência sobre o humor dos trabalhadores. A pesquisa envolveu 450 colaboradores. Aqueles que tinham alguma variedade no escritório se mostraram mais satisfeitos com suas condições de trabalho em comparação com os que não tinham nenhuma planta ao redor.

Filtra o ar
O cultivo de plantas também ajuda a filtrar o ar, absorvendo os poluentes de ambientes fechados, o que pode, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de todos. No entanto, para que esse efeito aconteça, a planta tem que ficar perto da janela para funcionar como uma espécie de peneira da poluição.

Aumenta a umidade do ar
Além de atuarem positivamente nos ambientes internos, as plantas ainda melhoram os níveis de umidade do ar. Isso acontece porque 97% da água absorvida pelos vegetais é devolvida ao ambiente, aumentando em até 15% a umidade em lugares fechados.

Reduz o estresse
Apesar de parecer improvável, muitas pesquisas vêm comprovando que as plantas no escritório podem ajudar a reduzir o estresse. Segundo os levantamentos, a frequência cardíaca e a pressão arterial das pessoas que contam com a presença das espécies no trabalho tende a ser melhor do que a de quem não convive com o verde. Uma explicação para isso é o fato de as variedades exercerem uma influência positiva na percepção que os trabalhadores têm do ambiente corporativo.

Aumenta a produtividade
Outros estudos apontam, ainda, que as plantas têm o poder de manter o foco dos trabalhadores e melhorar o seu desempenho, sobretudo no que diz respeito à criatividade. As espécies mais cultivadas para o escritório são as de sombra e meia-sombra, que são fáceis de cuidar, mas precisam, é claro, de um pouco dedicação, principalmente no que diz respeito às regas, que devem feitas, geralmente, três vezes por semana.

Área de Gestão da Comunicação com informações do site  http://donaflorgarden.com.br