Festival de Blues e Jazz chega à Brasília com apresentações gratuitas.
19 de junho de 2015 - Neste final de semana (20 e 21 de junho), das 16h às 22h, acontecerá o Festival BB Seguridade de Blues e Jazz, no Parque da Cidade, com entrada franca.
Os shows principais vão acontecer no palco montado para o Festival, enquanto, no restante do espaço e em solo, ocorrem apresentações de street jazz com o grupo Have Dream e intervenções artísticas com trio de jazz. Haverá também a Oficina Kelu-Kesô dedicada ao público infantil para aprender, com a ajuda dos monitores, a confeccionar instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.
No primeiro dia de apresentações, dia 20 de junho (sábado), no Parque da Cidade, a cantora Zélia Duncan, que comemora 34 anos de carreira este ano, realiza um show especial com roupagem de blues e jazz. A programação do Festival BB Seguridade de Blues e Jazz inclui também show do gênero musical com o grupo mineiro, O Bando, o músico Hamilton de Holanda apresenta as suas novas composições, além de músicas de Chico Buarque e Baden Powell. A banda Blues Etílicos, uma das marcas mais fortes do blues nacional e comemorando 30 anos de carreira com o lançamento de novo CD, executa no Festival as composições: “Dromedário”, “Let it Rain”, “Safra de 63”, “Easy Rider de Bicicleta”, “Na Hora de Atravessar”, “Mateus Foi ao Circo”, “Tiro de Largada”, “Forrócito”, “Puro Malte”, “Dente de Ouro”.
No segundo dia de festival, dia 21 de junho (domingo), tem o encontro do norte-americano Stanley Jordan, renomado pianista e guitarrista de Jazz e Fusion, aclamado como um dos músicos que fizeram grandes contribuições técnicas e musicais para o instrumento dentro do estilo, com o baixista mineiro Dudu Lima, considerado um dos maiores contrabaixistas atuais no Brasil com destaque internacional, para tocarem juntos“Fé Cega, Faca Amolada”, “Regina”, “Eleanor Rigby”, “Stairway to Heaven”, “Dois em Dois”, “Mercy Mercy Mercy”, “Rapadura é doce, mas não é mole”, “Insensatez”, “O Pescador”, “Clube da Esquina 2” e “Asa Branca”.
No encerramento do Festival BB Seguridade de Blues e Jazz ainda tem os shows do expressivo brasiliense Ezy Fichel, considerado um dos principais DJ’s da região pela sua sintonia com o jazz; do saxofonista brasiliense Esdras Nogueira; e do músico luso-brasileiro Nuno Mindelis, um dos guitarristas mais conceituado de Blues do Brasil, que executa “Hugs”, “Shake it”, “Stormy Minded Man”, “Dirty Little Toy”, “Ton Plaisir”, “Texas Bound”, “It’s All About Love”, “Angels & Clowns”, “Blues in my Cabin”, “In Trouble”.
Confira a programação:
20 de junho – sábado
16h - O Bando
O Bando, grupo de Blues e Jazz de Minas Gerais, já se apresentaram ao lado de nomes como Os Paralamas do Sucesso no Circuito Brasil Musical, em João Pessoa (PB). O Bando tocou, também, nas 5 edições do Festival Música do Mundo, além de participaram da gravação do CD e do cantor e compositor Milton Nascimento. Formado por Felipe Duarte (guitarra e vocal), Bruno Moraes (vocal e guitarra), Ismael Tiso Jr. (guitarra), Dayvid Castro (baixo) e Alessandro Brito (bateria).
17h45 - Hamilton de Holanda
Hamilton de Holanda comemora 34 anos de carreira profissional unindo tradição e modernidade passando com tranquilidade pelas mais diferentes formações (solo, duo, quinteto, orquestra), consolidando, assim, uma maneira de expor idéias musicais e impressões sobre a vida com “o coração na ponta dos dedos.” Indicado várias vezes ao Grammy, recentemente ganhou o prêmio de melhor solista e melhor disco no Prêmio da Música Brasileira 2011. Transgressor do instrumento e criador de uma técnica revolucionária, a imprensa nos Estados Unidos logo o chamou de “Jimmy Hendrix do bandolim” e a francesa de "Príncipe do bandolim".
19h15 - Blues Etílicos
Blues Etílicos é a marca mais forte do blues nacional e a banda há mais tempo em atividade nesse segmento. Desde meados dos anos 80, a banda formada por Flávio Guimarães, Greg Wilson, Otávio Rocha, Pedro Strasser e Cláudio Bedran vem produzindo uma extensa obra autoral, além de gravar homenagens às suas principais influências, tendo lançado doze CDs e um DVD.
Em 2015, a banda comemora 30 anos de carreira com o lançamento do seu novo CD. Gravado ao vivo no Teatro do Sesc Santo Amaro, em São Paulo, o álbum tem doze músicas. A banda resgata Safra 63, música de seu primeiro LP lançado em 1987. Canções autorais de diferentes álbuns como Tiro de Largada e Puro Malte se somam às inéditas Let it Rain e Solidão dos Bois.
20h45 - Zélia Duncan
Zélia Duncan começou a cantar profissionalmente nos anos 80. Mas foi com o cd de 1994, que leva seu nome, que os holofotes se voltaram para a violonista, compositora e cantora de voz grave. Hits como "Catedral" (versão do sucesso da cantora alemã Tanita Tikaram) e “Não Vá Ainda” entraram definitivamente para o repertório da música pop brasileira. Zélia Duncan passou a lançar novos álbuns regularmente e a fazer turnês de sucesso por todo o Brasil e em temporadas no Japão, Europa e Estados Unidos.
A cantora e compositora niteroiense completou 30 anos de carreira em 2011 e comemorou com a gravação do dvd “Pelo sabor do Gesto Em Cena”e a estreia do espetáculo “Totatiando”, inspirado na obra de Luiz Tatit e dirigido pela atriz Regina Braga. Em 2012, Zélia gravou um cd apenas com músicas de Itamar Assumpção, “Zélia Duncan canta Itamar Assumpção Tudo Esclarecido”, lançado no final do ano pela Warner Music com excelente recepção da crítica. Com este trabalho, Zélia venceu em duas categorias do Prêmio da Música Brasileira, em 2013. Elogiado em todo o país, “Totatiando” ganhou registro em dvd e saiu pela Warner Music. Em 2014, Zélia Duncan viaja pelo país com duas turnês em paralelo, do espetáculo “Totatiando” e do show “Tudo Esclarecido”.
22h - Encerramento do Festival BB Seguridade de Blues e Jazz
21 de junho:
16h - Have Dream (street dance)
A Cia de dança Have Dreams, que surgiu em 2010, no Distrito Federal, é especializada em danças urbanas (hip hop, street jazz, popping, break, etc) com o objetivo da companhia é formar dançarinos capacitados para atuar no mercado de trabalho, no ramo artístico (com foco na área da dança), além de compartilhar seu amor pela arte.
Atualmente a companhia é formada por 30 dançarinos. Dentre eles, o Diretor geral e idealizador do grupo, Rafael Vieira Lucas (Rafael Nino), que também atua como bailarino e coreógrafo.
O grupo ganhou uma grande visibilidade e reconhecimento na capital do Brasil e em outros Estados. Participou de diversas apresentações e competições dentro e fora de Brasília sempre se classificando em primeiro ou segundo lugar.
16h45 - DJ Ezy Fichel
Um dos principais DJs do cenário brasiliense, Ezy Fischel é um dos destaques da Rádio Moderna FM e presença certa nos mais expressivos eventos musicais de Brasília. Sua sintonia com o jazz se revela nos set lists especiais em seu programa de rádio.
17h45 - Esdras Nogueira - Projeto Capivara
Esdras Augusto Nogueira Filho nasceu em Brasília em 1979. Aos 14 anos, começou a estudar saxofone. Um ano depois, entrou para a Escola de Música de Brasília e em 1999 ingressou no curso de Música da Universidade de Brasília. No ano de 2001, foi para a Alemanha tocar em cidades como Colônia, Oberhausen e Manheinn a convite de uma empresa de circo Alemã, com um grupo formado por brasileiros tocando música brasileira. Após seis meses na Alemanha, seguiu com o mesmo grupo, rumo à Itália, onde tocou durante um ano e oito meses, passando por cidades como Nápole, Milão, Sardenha, Sicília, Parma, Rimini, Cagliari, entre outras. Retornou a Brasília em 2003 para finalizar o curso de Bacharel em saxofone, concluído no segundo semestre de 2005. Continuou, também, o trabalho com o grupo Móveis Coloniais de Acaju e dividiu o palco com nomes como Hamilton de Holanda, Bocatto, Lenine, Pato Fu, Letieres Leite e Orquestra Rumpilezz, Mariana Aydar, Los Hermanos, Galinha Preta e Gaby Amarantos
Atualmente, também desenvolve um trabalho de pesquisa do sax barítono na música brasileira e já fez apresentações ao lado de nomes como Guinga (violão), Diogo Nogueira, Wilson das Neves, Carlos Malta (sax e flauta), Lula Galvão (guitarra), Eduardo Neves (saxofone tenor e flauta), Nicolas Krassik (violino), Gabriel Grossi (gaita), Leo Gandelman (saxofone).
Capivara é o lançamento do seu primeiro trabalho solo com o saxofone barítono, interpretando as composições de Hermeto Pascoal, e traz nove músicas do Hermeto, contando um pouco da história do músico. O Disco é uma homenagem ao Hermeto e à música brasileira.
419h15 - Nuno Mindelis
Músico luso-brasileiro nascido em Angola, Nuno Mindelis é um dos mais conceituados guitarristas de blues do Brasil. Ele se apaixonou pela guitarra aos cinco anos e aos nove já estava tocando instrumentos construídos por ele próprio. Em 1998, foi eleito o melhor guitarrista de blues segundo o concurso mundial de aniversário de 30 anos da revista americana "Guitar Player".
20h45 - Stanley Jordan e Dudu Lima
Stanley Jordan é um guitarrista e pianista americano de jazz/fusion. Aclamado como um dos guitarristas que fizeram grandes contribuições técnicas e musicais para o instrumento dentro do estilo.
Dudu Lima é considerado um dos maiores contrabaixistas atuais do Brasil, com destaque internacional. Ao lado de Ricardo Itaborahy (piano, teclados, vocais) e Leandro Scio (bateria e percussão), o trio traz sonoridade inovadora, tendo lançado em 2015, seu novo trabalho, o álbum “Dudu Lima – Ouro de Minas 2 – Gran Circo”, em CD e DVD, onde contou com as participações especiais de Milton Nascimento e João Bosco.
Para além dos palcos, a parceria entre Dudu Lima e Stanley Jordan contou com o lançamento do vinil “Dudu Lima Trio – Ao Vivo no Cine Theatro Central”, lançado em 2012.
22h00 - Encerramento do Festival BB Seguridade de Blues e Jazz
Área de Gestão da Comunicação com informações da Assessoria de Imprensa do Festival BB Seguridade Jazz e Blues.