Nove maneiras de tornar a atividade física parte da sua vida.
20 de julho de 2015 - Provavelmente, você já ouviu isso um milhão de vezes: "O exercício regular pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, pressão alta e doenças cardíacas". Ele pode ainda ajudar a melhorar seu humor e seus níveis de energia, além de reduzir o stress. Exercício, juntamente com a nutrição saudável, é importante para perder e manter o peso. Porém, pode ser difícil descobrir como começar ou encaixar estas atividades em sua rotina diária. O plano de atividade física é diferente de pessoa para pessoa. Alguns podem preferir uma aula de ginástica, três vezes por semana, ou fazer parte de um time de futebol. Para outros, pode-se encontrar formas de condensar tudo isso em poucos minutos de atividade ao longo do dia.
Não há nenhum problema em começar devagar. Você deve procurar ser ativo por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias ou um total de 2 horas e meia por semana. Mas você pode dividir sua atividade em períodos de 10 minutos e ainda assim colher benefícios para a saúde. Basta ter a certeza de que o exercício aeróbico é de moderada intensidade. E não se esqueça das atividades de fortalecimento muscular. Estas devem envolver os principais grupos musculares, pelo menos dois dias por semana. Escolha atividades que você goste!
Se você é fisicamente inativo ou tem alguma condição crônica de saúde, como artrite, diabetes ou doença cardíaca, converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios. Ele poderá dizer quais os tipos e intensidade de exercício que são seguros e adequados para você.
Aqui estão algumas dicas para montar um programa de exercícios:
Adicione passos ao seu dia. Estacione mais distante ou desça do ônibus um ponto antes do seu destino. Use as escadas em vez do elevador. Faça uma caminhada durante os treinos e jogos esportivos de seus filhos.
Encontre um parceiro de treino. Fazer exercício com um amigo pode ser mais divertido e um bom motivador. Convide um colega de trabalho para caminhar durante a hora do almoço ou veja se algum vizinho quer frequentar uma academia com você. É mais difícil desistir se você sabe que alguém está esperando por você.
Tenha roupas de ginástica no trabalho. Você pode se trocar lá mesmo antes de ir para casa ou para a academia. E tenha um tênis e meias sempre à mão, assim você pode andar durante o seu café ou intervalo de almoço.
Programe suas atividades físicas. Se você colocar o exercício em seu calendário como faz com os outros compromissos, você terá mais chance de realizá-lo.
Reconheça seus sucessos. Mantenha um registro de todas as vezes que você fez uma escolha saudável, como usar as escadas em vez do elevador. Ou controle a quantidade e a frequência de suas atividades. Presenteie-se com um novo par de tênis, por exemplo, quando atingir uma meta.
Experimente alguns vídeos novos. Confira DVDs de ginástica ou escolha um vídeo de uma fonte online confiável.
Mexa-se enquanto assiste TV. Seja ativo durante os comerciais. Tente levantar-se do sofá e marchar no lugar por 60 segundos.
Brinque com seus filhos. Não basta ficar olhando seus filhos brincando do lado de fora - juntar-se a eles em sua diversão. Corra ou jogue bola. Se seus filhos adoram videogame, pense em trocar seu jogo favorito por outro mais ativo no qual o usuário deve mexer seu corpo para jogar. Toda a família vai suar dançando, seguindo uma rotina de exercícios ou competindo virtualmente com jogos de esportes.
Faça limpeza. As atividades domésticas contam como atividade física também. Limpe as folhas do jardim. Esfregue o chão da cozinha. Empurre o cortador de grama.
Depois de ter realizado curtos períodos de atividade no seu dia, pense em momentos em que você pode se alongar por alguns minutos. O segredo é começar devagar e aumentar a intensidade e o tempo gradualmente. Se o seu nível de condicionamento físico permitir, procure aumentar a intensidade de sua atividade sem necessariamente aumentar o tempo.
Mesmo se estiver cansado após um dia agitado, tente preservar um tempo para se exercitar. Depois, provavelmente, você irá se sentir mais energizado. E lembre-se de que cada pequeno movimento sempre conta!
Área de Gestão da Comunicação com informações do cuidadosmil.com.br