Dica de saúde: os benefícios e malefícios de cada tipo de açúcar
3 de agosto de 2015 - De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação diária para o consumo de açúcar é de apenas 5% do valor calórico total ingerido no dia. O ingrediente faz mal e, por isso, muitas pessoas optam pelo adoçante. Mas o consumo deles também precisa ser moderado. Segundo orientações da Food and Drug Administration (FDA), que regulamenta a alimentação e os medicamentos nos Estados Unidos, o consumo diário de adoçante deve ser de quatro a seis pacotinhos de 1 grama quando em pó e nove a 10 gosta quando líquidos.
Além de prestar atenção à quantidade consumida, em ambos os casos é preciso conhecer os diferentes tipos de açúcar e de adoçantes, bem como os prós e contras de cada um deles, antes de escolher o seu preferido.Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento.
Conheça os tipos de açúcar e faça a melhor escolha para o seu corpo:
Açúcar cristal
Possui grãos maiores e mais transparentes que o açúcar refinado, tornando-o mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. A técnica de refinamento leve utilizada tira cerca de 90% dos sais minerais.
Açúcar refinado
É o açúcar branco mais comum nos supermercados e o mais usado em quase todas as sobremesas e bebidas, das musses ao cafezinho. No refinamento são usados aditivos químicos como o enxofre, que deixam o produto com aparência clara e uniforme.
Açúcar de confeiteiro
"São cristais são tão delicados e finos que até parecem farinha. O segredo deste ingrediente é o processo de refinamento sofisticado pelo qual ele passa. Depois, é encaminhado para uma peneiragem, durante a qual os cristais são separados de acordo com a granulometria. Antes de ser embalado, recebe ainda uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato que evita que os grãos fiquem grudados".
Açúcar orgânico
Do plantio à industrialização, não utiliza ingredientes artificiais nem agratóxicos. Visualmente, tem cristais mais grossos e mais escuros que os outros açúcares.
Açúcar light
Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, por suas características, adoça quatro vezes mais que açúcar comum. Por isso, quem consome um cafezinho adoçado com açúcar light consome menos calorias. Porém, outras receitas devem ser adaptadas antes de usá-lo.
Açúcar líquido
Também chamado de xarope simples, não é vendido nos supermercados e é utilizado frequentemente pela indústria alimentícia, para a fabricação de balas e refrigerantes.
Açúcar mascavo
Tem cor caramelo, é mais úmido e o sabor lembra a rapadura., características conseguidas depois de extrair do cozimento e cristalização do caldo de cana-de-açúcar. Sua qualidade nutricional é bem melhor. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva nutrientes como ferro e cálcio.
Açúcar demerara
Tem um processo de produção bem parecido com o açúcar mascavo. Porém, o demerara passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, é um dos açúcares mais caros do mercado.
Açúcar de coco
O novo queridinho da vez é extraído do fluido das flores da Palma de Coco, quando as folhas são colhidas, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira ficando um caramelo espesso, triturado em pequenos cristais, que dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas. É muito mais nutritivo que os outros adoçantes comuns comercializados, tem elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é uma fonte natural de Vitaminas B1, B2, B3 e B6.
Área de Gestão da Comunicação com informações do site http://www.mulher.com.br/