Com capacitações, CFMV gera benefícios aos colaboradores e à instituição

12 de agosto de 2015 - Há cerca de dois meses, Carla Pena, líder da Área de Gestão de Projetos (Aproj) do CFMV, recebeu um email que divulgava um curso da maior associação de projetos do mundo, a Project Management Institute (PMI). O curso era sobre o método Canvas, uma técnica para planejar os projetos de maneira mais ágil.

Ao perceber que o curso estava alinhado ao seu trabalho no CFMV, Carla logo imaginou que poderia, com o curso, dar mais rapidez às reuniões de planejamento de projetos na Aproj. Solicitou ao Conselho a participação na capacitação e, depois do curso, levou à equipe tudo o que aprendeu. 

“É uma grande oportunidade para o profissional poder se capacitar, porque nos dá a chance de estarmos mais atualizados. Ao mesmo tempo, também beneficia o CFMV, que consegue utilizar aqui dentro novas técnicas, mais modernas, e que trazem resultados melhores para a organização”, acredita Carla. 

Desde 2013, quando foi realizada a Pesquisa de Clima Organizacional do CFMV, iniciativa da Área de Gestão de Pessoas (AGEPE), muitas melhorias têm sido implementadas pelo Conselho em prol de seus funcionários. Um exemplo são as diversas capacitações e treinamentos ofertados desde então.

Outro colaborador que se beneficiou com as capacitações foi Michel de Lima, da área de licitações da Agead. Desde 2011, quando entrou no Conselho, Michel fez diversos cursos para aprender mais sobre a área em que atua. Em julho deste ano, o CFMV ofereceu aos colaboradores da área uma  consultoria sobre licitação para contratação de empresa de serviço de publicidade. Além de funcionários do Conselho, estiveram presentes o presidente e colaboradores do CRMV-RS. “Eu achei fantástica a oportunidade de compartilhar conhecimentos com colegas dos regionais, que contribuíram com suas experiências de licitações”, disse Michel. 

Na área de Tecnologia da Informação, atualizações também são muito necessárias. É o que pensa Daniel Trindade, que lembra de um curso que fez há alguns anos, de Windows 2008 e Linux.“Eu achei importante porque foi um curso que já tínhamos solicitado e é diretamente relacionado a nossas atividades cotidianas. Foi cem por cento aproveitado!”

Para Daniel, ao promover capacitações, o funcionário se sente mais valorizado e confiante para desempenhar suas funções. “O profissional se sente mais profissional”, brinca.

Fique atento para as próximas capacitações

E se você entrou há pouco tempo no CFMV ou ainda não teve a oportunidade de fazer muitas capacitações, não se preocupe. O CFMV está empenhado em continuar realizando treinamentos para os funcionários. 

Com o mapeamento das competências atualmente em curso no CFMV, serão levantadas as necessidades de capacitação para elaborar o novo Plano Anual de Capacitação, que deve ser executado em 2016.

Colaborador, você também é parte da mudança! A sua participação na pesquisa de clima organizacional foi muito importante e tornou possíveis as melhorias que têm ocorrido no CFMV. Não deixe de participar da próxima!

Área de Gestão da Comunicação