CFMV gera interação e troca de conhecimentos entre os colaboradores

19 de agosto de 2015 - Você sabe o que seu colega de trabalho faz? Conhece a atuação de todas as áreas do Conselho? O CFMV, nos últimos anos, tem pensado em ações e projetos para que as áreas se conheçam melhor e os colaboradores dialoguem e troquem conhecimentos para aperfeiçoar suas atuações.

Kênia Parreira, da área de eventos, fez parte do projeto do II Workshop Única Voz e teve a oportunidade de uma maior integração com as áreas. O evento aconteceu no final de março e as reuniões começaram em novembro de 2014, com a participação de diferentes colaboradores.  “É interessante porque você passa um bom tempo com pessoas que, por serem de outras áreas, você normalmente não convive. Com isso eu vi como o Conselho é amplo e que vai além do que a gente vive no dia a dia”. 

Para Kênia, quanto maior a diversidade de profissionais envolvidos em um projeto, maior a chance dele ser bem sucedido. “Esse workshop contou com as áreas de Comunicação, Infraestrtura, Gestão Estratégica...foram várias áreas diferentes, cada uma contribuindo com sua parte para o sucesso do evento”, completou.

Assim como a metodologia de projetos é um exemplo de integração, o ELO, encontro de líderes do Conselho, foi idealizado pela Área de Gestão de Pessoas para promover um alinhamento maior entre as áreas e a  discussão de projetos e ações estratégicas.

Para Valentino, assessor executivo da presidência, a proposta busca nivelar o conhecimento dos líderes nas ações estratégicas e achar soluções em conjunto. “E ainda compartilhamos nossas angústias”, brinca.  Um exemplo positivo que cita foi o I Encontro Administrativo do Sistema CFMV/CRMVs, realizado em 2014, que gerou uma grande mobilização de todos os líderes.

“Fizemos ajustes nas reuniões e cada um já sabia exatamente suas tarefas. É um fórum muito importante para essa integração com os líderes, que é passada em seguida para as equipes”, diz Valentino.  

O mapeamento de processos é outra atividade do Conselho que permite entender melhor o trabalho das áreas. Conceição Cruvinel, da Área de Processos (Aproc), é uma das responsáveis pelo mapeamento e tem passado por diversos setores para saber como as atividades são feitas atualmente em cada setor. Já explorou parte do protocolo, a assessoria técnica das comissões e a Ascom. “Acabamos conhecendo todo mundo e é interessante para saber as dificuldades que a área passa, saber os motivos por trás de determinado atraso, por exemplo. Para mim está sendo muito importante”.

As mudanças para uma maior integração das áreas são resultado da pesquisa de Clima Organizacional realizada pelo CFMV em 2013.  Colaborador, você também é parte da mudança! A sua participação na pesquisa de clima foi muito importante e tornou possíveis as melhorias que têm ocorrido no CFMV. Não deixe de participar da próxima!

Área de Gestão da Comunicação