Colaboradores lembram evolução do CFMV ao longo dos anos

27 de agosto de 2015 - Edejofre Fernandes, ou Éder, como é mais conhecido, é o colaborador mais antigo do CFMV. Entrou em 1983 e viveu fases do Conselho que muitos não imaginam, como a época em que não eram usados computadores e tudo era feito à mão ou em máquinas de escrever. Celulares, telefones digitais e ar condicionado ainda não faziam parte da realidade da instituição.  

O número de funcionários também era muito diferente à época: não passava de dez. Com o passar dos anos, o aumento gradual de colaboradores e de atividades exigiu que mudanças estruturais fossem implementadas. Nos anos 2000, a antiga sede, localizada no Setor Comercial Sul, já não abrigava mais a crescente demanda e logo foi planejada a aquisição de um novo local.  

“O que não era possível na antiga sede passou a ser contemplado na nova. Foi o caso do refeitório próprio em um ambiente mais confortável e acessível para todos os colaboradores, espaços de trabalho com um mobiliário novo e telefones modernos com ramais diretos”, lembra Éder, que hoje trabalha na Área de Gestão Estratégica (Ages).

Maria Lúcia de Andrade, a Lucinha, da Assessoria Executiva da Presidência, está há 23 anos no Conselho e também recorda a mudança para a nova sede. “Foi um presente, nos sentimos poderosos: um prédio reformado, espaçoso, móveis novos", lembra.

Mais organização no Conselho

Para Éder, as várias mudanças que viveu foram mais marcantes nos últimos dez anos. “Além da estrutura organizacional, houve avanços tecnológicos, capacitações, benefícios funcionais como o Plano de Cargos e Salários, planos de saúde e odontológico, entre outras ações.”

Em 2005 teve início a reformulação da estrutura organizacional, que incluía mudanças no organograma, organização dos processos de trabalho e realização de capacitações. Poucos anos depois foi realizado um diagnóstico organizacional e a implantação do novo modelo de gestão no CFMV. Outro avanço importante foi pensar o primeiro planejamento estratégico da instituição para o período de 2008 a 2011.

Cláudio dos Santos, da Área Administrativa, está há 25 anos no Conselho. Hoje agradece haver um maior controle das tarefas por conta do Planejamento Estratégico. “Antigamente não tinha organização, a gente fazia tudo conforme fosse aparecendo, ia comprar algo na hora, fazia um documento, tudo sem controle”.

Luciana, da Área de processos, também completou 25 anos de casa em 2015 e trabalhou boa parte deles nas áreas Contábil e Financeira. Lembra, rindo, que fazia as folhas de pagamento à mão: “Na época, não havia nada de tecnologia”.

As maiores mudanças, para ela, foram ligadas à evolução estrutural e da organização. “Começamos a fazer um exame de certificação profissional e fomos nos aperfeiçoando, as atividades aumentaram. Antes raramente havia capacitações, e depois o Conselho começou a estudar mais o perfil dos funcionários”. 

O estudo das competências dos colaboradores faz parte das mudanças trazidas pelo novo modelo de gestão, que também  deu início ao mapeamento de processos de trabalho, criou uma nova forma de organograma – circular -  e introduziu a  comunicação estratégica.

Ricardo Jesus entrou no Conselho há 15 anos como agente de suporte administrativo, e desde então passou por quase todas as áreas. “Só não trabalhei no Financeiro e na Ascom”. Para ele, que hoje trabalha na Ages e que sempre esteve envolvido com eventos, a organização dos processos de trabalho fizeram uma grande diferença em seu trabalho.  “Quando entrei no Conselho não tinha definição do que fazer, como fazer. A pessoa chegava, passava o serviço para você, mas não ensinava”.

Ricardo destaca ainda a maior maturidade do corpo funcional nos dias de hoje, graças às capacitações e a um maior comprometimento dos colaboradores com a instituição. “Percebo que agora as pessoas estão se engajando mais para resolverem as questões, já que temos mais condições de planejar, saber quais são as nossas tarefas e organizar melhor o nosso tempo. Conseguimos ver mais resultados”, finaliza.

Lembre-se:

As mudanças recentes no CFMV também são resultado das pesquisas de Clima Organizacional realizadas nos últimos anos.  Colaborador, você também é parte da mudança! A sua participação nas pesquisas de clima foram muito importantes e tornaram possíveis as melhorias que têm ocorrido no CFMV. Não deixe de participar da próxima!

Área de Gestão da Comunicação