Sistema EPA, prestes a completar 1 mês de uso, ajuda colaboradores a se organizarem melhor
31 de agosto de 2015 - O termo EPA, desconhecido até pouco tempo, já não causa mais estranhamento entre os colaboradores do CFMV. A iniciativa faz parte do novo modelo de gestão do CFMV implantado em 2008, baseado na metodologia de gestão estratégica, e é uma ferramenta virtual pensada para facilitar o trabalho dos funcionários, desde o planejamento até sua execução.
As capacitações foram pensadas com antecedência e em etapas para que todos pudessem assimilar aos poucos as funcionalidades do EPA. Em abril, foram realizadas as primeiras capacitações e no início de agosto todos começaram a utilizar o Sistema.
Uelton Aguiar, da Área de Projetos, acredita que o EPA tem ajudado sua área no planejamento das atividades e na padronização do preenchimento das propostas de projeto. “As reuniões também estão mais organizadas e o número de desmarcações diminuiu com o registro no EPA. Isso para nós foi um ganho”, comemora.
E por que utilizar o EPA?
O EPA é um sistema que permite uma melhor organização das tarefas, controle de prazos e mensuração de resultados.
A ideia é que as atividades realizadas por cada colaborador deixem de ser espalhadas em uma variedade de planilhas e relatórios que podem dificultar sua compreensão e acompanhamento e estejam reunidas em um único local.
Em que fase estamos?
Após o início da utilização do Sistema pelos colaboradores no dia 4 de agosto, foi iniciada uma nova etapa de treinamentos, dividida em fases, para tratar dos diferentes módulos do EPA.
A ideia é que as pessoas assimilem aos poucos como funciona o EPA e usem as funcionalidades na medida em que forem aprendendo.
Os primeiros módulos trabalhados com os colaboradores em agosto foram:
- Módulo Comunicação, nas funcionalidades “Reunião” e “Agenda”
- Módulo Projeto
- Foram feitas ainda capacitações específicas para a Área de Comunicação e para a Área de Gestão de Pessoas
O próximo módulo previsto será “Planejamento”. A ideia é terminar os treinamentos de todos os módulos até o ano que vem.
Janaína Calheiros, líder da Área de Gestão de Pessoas, tem utilizado muito as funcionalidades de reunião e agenda, mas diz estar com grandes expectativas para aprender a utilizar todo o Sistema. “Estou gostando do EPA, pois me trouxe mais segurança e também é possível acompanhar os objetivos estratégicos inseridos”, finaliza.
Tem dúvidas?
Não deixe de acionar o Grupo de Trabalho do Epa (GT-EPA), que está à disposição de todos para o suporte necessário. E também foi feito um Manual de Instruções, que você encontra disponível em http://intranet.cfmv.gov.br/intranett/public/noticia/index/id/3829