Alcoolismo foi tema de palestra no CFMV

28 de setembro de 2015 - Colaboradores do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) assistiram a palestra "Alcoolismo - Impacto no trabalho e ações de controle", na última sexta-feira (25), com a especialista em enfermagem do trabalho, Marcela Rezende.

Segundo ela, o alcoolismo é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e afeta 11,2% dos brasileiros entre 12 e 65 anos.  "Entre as consequências do consumo do álcool estão: dificuldade para concentrar, diminuição da coordenação motora, raciocínio mais lento, alteração dos batimentos cardíacos e desinibição", destacou.

Para a palestrante, o uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis. "O álcool no organismo causa inflamações como gastrite, quando ocorre no estômago; hepatite alcoólica, no fígado; pancreatite, no pâncreas; neurite, nos nervos". E completou: "a pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho".

O tratamento, de acordo com a especialista, depende da gravidade e dos recursos disponíveis. "Pode ser realizada a desintoxicação, para retirar o álcool do sistema; a medicação para evitar retorno à bebida; e aconselhamento individual ou em grupo", disse.

"Vou compartilhar o conhecimento que adquiri sobre o alcoolismo com amigos e familiares", contou a colaboradora da Área de Gestão Administrativa, Lúcia Scorsin, que considerou muito interessante a palestra.

Ciclo de palestras sobre prevenção e saúde

A palestra "Alcoolismo - Impacto no trabalho e ações de controle", fez parte do ciclo de palestras que a Brasilmed está promovendo no CFMV neste mês de setembro.

A próxima palestra será sobre a importância do sono e acontecerá amanhã (29), às 14h, no plenário do CFMV. Todos os colaboradores estão convidados.

Área de Gestão da Comunicação