Colaboradores do CFMV aprendem sobre a importância do sono e recebem dicas para dormir melhor

Você dorme a noite toda e ainda se sente cansado? Sente muito sono durante o dia? Tem insônia? Essas e outras questões foram tema de palestra realizada nesta terça-feira (29/9), no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), ministrada pela especialista em Enfermagem do Trabalho, Marcela Rezende.  Cerca de 15 colaboradores do CFMV estiveram presentes e esclareceram dúvidas que faziam parte de seu dia a dia.

data-cke-saved-src=/uploads/images/A89A3062.JPG

Eidamar Martins esteve presente e elogiou a iniciativa. “A palestra superou minhas expectativas, pois desvendou muitas questões que eu tinha, como as melhores posições para dormir e o que fazer para ter um sono melhor”, diz. 

Segundo Marcela Rezende, dormir bem fortalece o sistema imunológico, a consolidação da memória e do aprendizado, além de possibilitar a reconstituição da massa muscular. “Por outro lado, quanto menos dormimos, menos vigor físico temos, mais rápido envelhecemos e estamos mais propensos a infecções e a desenvolver obesidade e diabetes”, explica.

Além disso, é no sono que a pessoa armazena o conhecimento adquirido ao longo do dia. E não adianta querer repor as horas de sono da noite em outro momento, pois dormir de dia, segundo Marcela, não revigora o corpo e a mente da mesma forma. 

Alguns dos fatores que podem interferir no sono, como a apneia, que interrompe a respiração, e a ronco, também foram abordados na palestra. Para serem evitados, recomenda-se dormir de lado e não ingerir bebidas alcoólicas logo antes do sono.

Assim como Eidamar, Igor Vicentim, estagiário da Área de Tecnologia, também acredita que vai levar muitas informações da palestra para a vida. “Aprendi muita coisa que fazia errado, como mudanças na alimentação que podem ajudar a dormir melhor”.

data-cke-saved-src=/uploads/images/A89A3045_web.jpg

Em relação à alimentação,  Marcela explicou que  a melatonina é o hormônio que induz ao sono e alguns alimentos aumentam sua produção. Entre eles, estão o leite, a banana, o mel, a aveia, o salmão, o atum, a couve, o maracujá, o alface, o ovo e a camomila.

“Tenho um sono muito pesado e me sinto muitas vezes cansado, então gostei das sugestões e da didática da palestra, que foi muito clara”, finalizou Carlos Augusto, da Área de Gestão Administrativa.

Dicas úteis para ter uma boa noite de sono:

- Estabeleça uma rotina de exercícios físicos e persista por no mínimo 8 meses.

- Evite fazer exercícios físicos pouco antes de dormir. Dê um intervalo de no mínimo 2 horas, pois o corpo fica acelerado e pode ser difícil pegar no sono. 

- Durma em locais frescos, escuros e silenciosos.

- Evite dormir com a TV ligada.

- Tome um banho morno antes de dormir.

- Faça refeições leves antes de dormir.

-Se tem insônia, procure substituir o café pelo chá.

- Não leve problemas para a cama – anote o que tem que fazer e deixe para pensar no dia seguinte. 

Entenda o processo do sono

- O sono diminui a produção de cortisol e adrenalina, que são hormônios do estresse.

- O sono também diminui a produção de grelina, hormônio do apetite, e aumenta a leptina, que é o hormônio da saciedade. Por isso, dormir bem ajuda a perder ou manter o peso.

- O hormônio do crescimento, GH, também é produzido durante o sono, especialmente em adolescentes. Em adultos, também garante o vigor físico e evita a flacidez muscular. 

Área de Gestão da Comunicação