Você tem dificuldade para se adaptar ao horário de verão? Veja dicas de como enfrentar melhor a mudança de horário
21 de outubro de 2015 - O horário de verão teve início neste fim de semana em dez estados brasileiros mais o Distrito Federal. O relógio teve que ser adiantado em uma hora e o horário vai durar até o dia 21 de fevereiro de 2016.
Para muitas pessoas, acostumar com a mudança dos ponteiros do relógio não é uma tarefa fácil. A troca de horário traz desconfortos, especialmente, nos primeiros dias.
A colaboradora Clarissa de Brito, da Área de Gestão Estratégica, disse que adora o horário de verão mas possui dificuldades nos primeiros dias “Acho ruim levantar com o céu ainda escuro, mas depois de três dias me acostumo e acabo gostando mais”. Talianderson Dias, colaborador da Área de Gestão da Tecnologia da Informação, também sente dificuldade de adaptação no início do horário: “Me acostumo ao longo do tempo, mas não gosto. Sinto mais sono de manhã e, à tarde, estou cheio de energia, sendo que deveria ser o contrário”.
Para outras pessoas, como o colaborador Ricardo Vinholi, da Área de Gestão Administrativa, a mudança de horário não traz problemas e sim facilidades. “Não tenho nenhuma dificuldade de adaptação. Eu gosto muito, pois no final do dia tenho mais tempo para aproveitar”.
A forma como o ritmo biológico de cada pessoa responde a esta transição do horário de verão foi tema de pesquisa concluída recentemente no Brasil. O pesquisador Guilherme Silva Umemura, da Universidade de São Paulo, apontou que o corpo humano precisa de ao menos 14 dias para se adaptar totalmente ao horário de verão.
Confira algumas dicas da Revista Veja para enfrentar melhor a mudança de horário:
Durma em um ambiente adequado
Quartos escuros, silenciosos e arejados favorecem o sono.
Estabeleça uma rotina para o sono
Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário. Assim, seu organismo irá se acostumar com os seus horários e trabalhará melhor todos os dias.
Evite atividades estimulantes antes de dormir
Usar o computador, ouvir música em volume muito alto, ver filmes violentos ou praticar atividades físicas muito intensas antes de se deitar pode estimular o organismo e provocar dificuldade na hora de dormir.
Mantenha distância do café
Evite alimentos com cafeína, como café, chocolate e chás. Quanto mais cafeína você consumir, mais difícil será dormir e mais sono sentirá no dia seguinte. Além disso, procure não comer nada pesado antes de deitar e não durma de estômago vazio.
Faça alguma atividade física durante o dia
A prática da atividade física libera endorfina e aumenta a temperatura do corpo e o metabolismo, que tendem a cair depois de cerca de cinco horas, quando o corpo começa a se sentir sonolento e pronto para dormir. Por isso, ir à academia, caminhar ou mesmo fazer tarefas domésticas até cinco horas antes de dormir ajuda o corpo a relaxar e ajuda pessoas que tem o sono prejudicado com o horário de verão.
Saiba mais sobre o Horário de Verão no Brasil
O horário de verão vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Entre os objetivos está a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio.
Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932.
Área de Gestão da Comunicação