Novembro Azul: mês de conscientização de combate ao câncer de próstata
30 de outubro de 2015 - O mês de novembro inicia com mais um movimento que objetiva alertar a população sobre o câncer: o Novembro Azul.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o intuito de combater o câncer de próstata, com campanhas de conscientização que incentivam os homens a procurarem o médico regularmente.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.
Assim como no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro, vários pontos turísticos do país e do mundo são iluminados, dessa vez no tom de azul. Em, Brasília, acontecerá o VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, que será realizado no dia 17 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, na Câmara dos Deputados.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas (só aparecem nos casos avançados), segundo a Sociedade Brasileira de Urologia:
- Vontade de urinar com urgência
- Dificuldade para urinar
- Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro
- Dor óssea
- Queda do estado geral
- Insuficiência renal
- Dores fortes no corpo.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue, denominado PSA (Antígeno Prostático Específico). Caso seja observada alguma alteração, uma biópsia deve ser realizada. A recomendação da realização desses exames depende da avaliação do médico. Normalmente, é recomendado que sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.
O câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico. Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.
Fatores de Risco
O Instituto Lado a Lado pela Vida * recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
Mais informações:
Especialista fala sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata
Sociedade Brasileira de Urologia
Instituto Brasileiro de Controle do Câncer
http://www.novembroazul.com.br/
*O Instituto Lado a Lado pela Vida realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Novembro Azul em todo Brasil. A campanha, idealizada pela instituição, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal.
Área de Gestão da Comunicação