Confira os motivos para você participar do workshop de forró, na Semana da Qualidade de Vida

10 de novembro de 2015 – “Quem não gosta de música e de dançar? ”, comentou o professor de dança Rafael Yamada no primeiro dia do workshop de forró, na III Semana da Qualidade de Vida do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Segundo ele, dançar traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente: combate o estresse, controla a ansiedade, queima calorias e melhora a flexibilidade.

Com duração de uma hora, as aulas acontecem até o próximo dia 12 de novembro, sempre no início da manhã. “Você inicia o seu dia com outro pique para trabalhar”, afirma Rafael Moura da Silva, colaborador da Área de Gestão de Pessoas e um dos alunos do workshop. Rafael explica que a turma está bem animada e interage bastante. “É legal para ter mais contato com colegas que você ainda não tinha tanta afinidade”, observa.

A colaboradora da Assessoria de Gestão Estratégica, Liana Carvalho Caldas, conta que sempre foi apaixonada por dança e adora praticar. “Estou gostando muito das aulas, pois o professor é muito bom.  Ele tem carisma e didática para ensinar”, avalia.

A Revista Viva Saúde publicou sete benefícios da dança para o corpo e a mente. Conheça:

1. Perder peso e tonificar o corpo - Em algumas modalidades é possível gastar até 700kcal/hora e ter um corpo modelado e definido.

2. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade - Um dos benefícios do exercício é diminuir a tensão e relaxar a musculatura. Além disso, a dança estimula a concentração, acalma e tranquiliza, diminuindo a ansiedade acumulada durante o dia.

3. Melhora a autoestima - Os alunos se sentem mais confiantes com a mudança no corpo e conseguem até mesmo se expressar melhor, pois a dança permite uma liberdade de movimentos desconhecidos até então.

4. Aumenta a capacidade sanguínea e faz bem ao coração - Algumas modalidades de dança aumentam a frequência cardíaca ao equivalente a uma aula aeróbica, por exemplo. Também estimulam a circulação do sangue e melhora a capacidade respiratória.

5. Combate a depressão - A dança tem a capacidade de ligar o corpo, a mente e o espírito. Além do benefício físico traz também paz interior e mexe bastante com o emocional, coloca sentimentos para fora. Alguns alunos acabam até trocando a terapia pela dança.

6. Pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade - Hoje existem diversos tipos de danças que podem se enquadrar em qualquer necessidade. Crianças, adultos e idosos, desde que tenham o acompanhamento e instruções de um profissional capacitado, podem praticar até mesmo mais de uma modalidade.

7. Ajuda a fazer novos amigos e socializar - O dia a dia está deixando as pessoas cada vez mais individualistas. A prática de um exercício em grupo ajuda na socialização e a pensar em conjunto, além de ajudar a fazer novas amizades, que são sempre bem-vindas. Não tem como negar, a dança faz bem para o corpo, mente e alma.

Confira a programação da III Semana da Qualidade de Vida do CFMV.

 

Área de Gestão da Comunicação