Diversão e interação na tarde de Jogos do CFMV

12 de novembro de 2015 – Francisco Alves, colaborador da Área de Gestão Administrativa (Agead), é fã de videogame e adora jogar em seus momentos de lazer. Por isso, fez questão de estar presente na tarde de jogos do CFMV, atividade que fez parte da III Semana de Qualidade de Vida. “Ter a oportunidade de desfrutar de algo que gostamos com os colegas de trabalho é muito bacana”, afirmou. Imyra Vianna Batista e Carlos Augusto Silva, colaboradores também da Agead, compartilham o mesmo pensamento: “Atividades assim socializam os colaboradores”, disse Imyra. “É muito legal, pois a gente distrai. Tem que ter mais vezes”, completou Carlos.

A tarde de jogos aconteceu na tarde do dia 10 de novembro e reuniu cerca de 30 colaboradores no refeitório da autarquia, especialmente preparado para as atividades integrativas. Além de animar a tarde do colaborador, que interagiram e socializaram com os colegas de uma forma descontraída, jogos como o videogame, dominó, quebra-cabeça, ping pong e baralho estimulam a criatividade do funcionário. Segundo matéria publicada na revista InfoMoney, são nesses momentos de relaxamento que as pessoas conseguem ter as melhores ideias e a solução para aqueles problemas do trabalho.

O que a ciência diz:

Para Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e especialista na psicologia aplicada à educação e aos jogos, jogar estimula a criatividade e a convivência. “Os desafios que o ato de jogar impõe obriga os jogadores a pensar estratégias para vencer seus adversários. Assim, usamos a nossa criatividade para reagir em relação ao novo com uma resposta original e inédita”, explica.

Não é novidade que os jogos nos motivam em diversas frentes e estimulam nossos sentidos e a nossa mente. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento Humano Max Planck, junto ao Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus, instituição alemã, jogar videogames, por exemplo, ajuda a estimular regiões do cérebro responsáveis pela memória e habilidades motoras. O estudo conclui, portanto, que essas regiões podem ser treinadas por meio dos jogos.

Confira a programação completa da III Semana da Qualidade de Vida. Ainda dá tempo de participar, descontrair, interagir com os colegas e recarregar suas energias!

 

Área de Gestão da Comunicação