Você conhece os benefícios da caminhada?

17 de novembro de 2015 - Caminhar é uma atividade física indicada por muitos médicos e especialistas de outras áreas, para manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e o estresse, por exemplo. E são por esses benefícios para a saúde do colaborador, o incentivo ao esporte ao ar livre e a interação com os colegas de trabalho, que a caminhada no Parque da Cidade aconteceu nas três edições da Semana da Qualidade de Vida do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A terceira edição da caminhada aconteceu no dia 13 de novembro. Foram 60 minutos de bem-estar, muita saúde e diversão entre os colaboradores. Para a líder da Área de Gestão de Projetos, Carla Pena, que participou das três edições, participar desta atividade é muito prazeroso: “Caminhar faz bem para saúde do corpo e da mente, conhecemos melhor as pessoas do nosso convívio profissional e ainda é alegre e divertido”.

Segundo o Portal Mundo Boa Forma, os benefícios da caminhada são variados, confira:

1. Melhoria da circulação

Uma caminhada de 40 minutos pode reduzir a pressão arterial, depois da finalização do exercício, de acordo com um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. O efeito ocorre porque durante o exercício, há o aumento do fluxo de sangue, o que expande os vasos sanguíneos e diminui a pressão.

Outros benefícios da caminhada para a circulação é que ele faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, o que traz uma melhora na circulação da hemoglobina (proteína das hemácias), e contribui para que as artérias, veias e vasos capilares se dilatem e deixem o transporte de oxigênio pelo organismo mais eficiente.

2. Melhoria do funcionamento do pulmão

A caminhada também é importante para o funcionamento do pulmão porque quando a pessoa pratica essa atividade com regularidade, as trocas gasosas ocorridas no órgão tornam-se mais poderosas, o que faz com que mais impurezas sejam eliminadas.

3. Combate a osteoporose

Durante a caminhada o impacto dos pés com o chão, a compressão dos ossos da perna e a movimentação do esqueleto fazem com que os ossos recebam mais estímulos elétricos que facilitam a absorção de cálcio, o que os deixa mais resistentes. Mesmo quando a pessoa já foi diagnosticada com osteoporose, a caminhada pode ajudar a conter o avanço da doença.

4. Afasta a depressão

No momento da prática da caminhada, o nosso organismo libera uma taxa maior de endorfina, o hormônio que proporciona a sensação de alegria e relaxamento. A partir do momento que a pessoa torna a atividade um hábito, produzirá mais endorfina e se sentirá mais animada para realizar o exercício com mais intensidade ou poder até mesmo experimentar outros tipos de treinamento.

5. Proporciona bem-estar

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex, no Reino Unido, comparou dados de 1,2 mil pessoas de faixa etária e gênero diferentes e identificou que aqueles que praticavam atividades como caminhada ao ar livre, ciclismo, pesca, canoagem, equitação e agricultura por pelo menos alguns minutos por dia haviam registrado efeitos positivos no que se refere ao seu humor e autoestima.

6. Contribui com a saúde do cérebro

Os benefícios da caminhada em relação ao antienvelhecimento também se estendem para o cérebro, como mostrou um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, o exercício ajuda a aumentar os circuitos cerebrais e reduz os riscos de problemas de memória e atenção.

Outro estudo americano, dessa vez produzido pela Universidade de Pittsburgh, determinou que pessoas que caminham 10 km por semana, em média, têm 50% menos chances de terem seu volume cerebral diminuído, o que é importante para prevenir problemas de demência como a Doença de Alzheimer.

Além disso, quando caminhamos recebemos estímulos que impulsionam o nosso cérebro a responder a cada vez mais estímulos, sejam eles de ordem visual, tátil, sonora ou olfativa.

7. Melhora a qualidade do sono

Como caminhar durante o dia causa ao organismo um aumento na produção de substâncias estimulantes como a adrenalina e deixa a pessoa mais disposta para as horas do dia que estão por vir, à noite o corpo procura o descanso e adormece com maior facilidade, fazendo assim com que a melhora da qualidade do sono seja mais um dos benefícios da caminhada. São poucas as pessoas praticantes da caminhada que sofrem de insônia e sonolência.

8. Ajuda a manter a boa forma

O que muitas pessoas provavelmente procuram quando começam a caminhar é a perda de peso. E realmente o exercício contribui com o emagrecimento. Quando a pessoa começa a gastar mais energia, a sua demanda calórica também aumenta, o que culmina na queima de gorduras localizadas.

Além disso, a prática também contribui com o funcionamento do metabolismo. Uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, identificou que por conta do aumento da circulação, da atividade muscular e da respiração, o metabolismo também fica mais acelerado, contribuindo assim para o emagrecimento.

9. Controle do desejo por chocolate

Uma pesquisa realizada na Inglaterra, na Universidade de Exeter, indicou que o hábito de caminhar pode ajudar a controlar o desejo por chocolate.

Tal efeito foi verificado quando os pesquisadores reuniram 25 pessoas viciadas em chocolate, que consumiam ao menos 100 g do doce por dia, e os separaram em dois grupos: um que que fazia uma caminhada diária e outro que não praticava o exercício.

Eles perceberam que uma caminhada diária de 15 minutos na esteira era suficiente para reduzir significativamente o desejo pelo chocolate.

10. Protege contra derrames e infartos

Há benefícios da caminhada na proteção contra derrames e infartos porque ela controla a pressão sanguínea, evitando o entupimento das artérias, e regula os níveis de colesterol no organismo, ao diminuir a produção de gorduras ruins e aumentar a quantidade de HDL, o colesterol bom.

11. Previne contra a diabetes

A diabetes é um problema que surge por conta do excesso de glicose no sangue. O hábito de caminhar pode ajudar a prevenir essa doença porque estimula a maior produção de insulina no corpo, hormônio que é justamente responsável pela absorção da glicose pelas células. Além disso, caminhar pode reverter o quadro de resistência à insulina no organismo, o que também contribui para combater à diabetes.

 

Área de Gestão da Comunicação