Palestra motivacional da III Semana da Qualidade de Vida chama a atenção dos colaboradores do CFMV

17 de novembro de 2015 - Hoje termos como estresse e doenças psicossomáticas são muito usadas quando uma doença física ou não, tem seu princípio na mente. E o diferencial mais importante é entender que a causa principal está no emocional da pessoa, ligada aos seus sentimentos e a sua afetividade. E foi pensando nisto que a Área de Gestão de Pessoas (Agepe), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), planejou a palestra motivacional: “Vencendo os terremotos da Vida”, como parte da programação da III Semana da Qualidade de Vida do CFMV.

A palestra aconteceu na tarde do dia 11 de novembro, no Plenário do CFMV (5° andar), e foi proferida pelo colaborador Joivan F. Sousa, da Agepe. 

Joivan, em sua apresentação, fez uma analogia entre os acontecimentos da vida de uma pessoa e os desastres da natureza, como os terremotos. “Não é sempre que lutamos com fenômenos naturais como uma tempestade, um terremoto, mas é fato que, todos nós, numa ocasião ou outra, teremos que enfrentar as tempestades da vida”, afirmou o palestrante.

Como reagir? Segundo Joivan, após um terremoto é preciso sepultar os mortos e na vida das pessoas é do mesmo jeito. “Tem alguma coisa na sua vida que você precisa sepultar? Algo que te machuca e que você ainda não esqueceu?" , perguntou. “Você precisa sepultar seus problemas, descartar o que te tira do seu foco e te faz mal”, concluiu ele.

Em um terremoto, após sepultar os mortos, há a necessidade de cuidar do que está vivo, esclareceu o palestrante. “O que hoje, na sua vida, você precisa ter mais cuidado, mais atenção e não tem? ”, perguntou Joivan aos colaboradores participantes.

Para finalizar sua palestra, Joivan disse que diante dos problemas, como nas tempestades da natureza, é preciso fechar os portos. “Você precisa se reorganizar e fortalecer quando tem um problema; por isso, feche os portos”.

Aproximadamente 25 colaboradores assistiram a palestra e saíram motivados: “Achei ótima a forma que o Joivan abordou o tema, fazendo uma comparação entre a natureza e os acontecimentos da nossa vida”, afirmou a colaboradora Rosane Teixeira, da Área de Gestão Administrativa (Agead). “Também gostei da história que o Joivan contou para nós e como devemos aplicá-la à nossa vida”, disse Renato Reis, colaborador da Agead.

Área de Gestão da Comunicação