1º Mercado Mundi em Brasília
03 de dezembro de 2015 - O mês de dezembro começa com grandes novidades no segmento gastronômico. Em sua primeira edição, o Mercado Mundi deve atrair gourmets, chefs e apaixonados por comida no geral, para ao longo de três dias, 4, 5 e 6/12, ter a alimentação como centro das atenções. O burburinho gratuito tomará conta do campus sul do IESB, localizado na (613/614 Sul). A expectativa é que o evento reúna cerca de 15 mil pessoas.
Com programação dedicada aos sabores do mundo, os interessados poderão assistir aulas ministradas por grandes chefs, acompanhar "disputas" de grandes cozinhas como a culinária argentina e brasileira, comprar produtos orgânicos num mercadinho local, entre muitas outras atividades. "O evento é uma oportunidade ímpar para empreendedores locais conhecerem o potencial de nossos alunos, e também da comunidade “devorar”, literalmente, a gastronomia como cultura - conhecendo as novas possibilidades, as diversidades de produtos e discutindo temas que envolvem todo o contexto da gastronomia brasileira e internacional", afirmou Eda Coutinho, reitora do Centro Universitário IESB.
A Feira, que funcionará das 12h às 20h, tem atividades para todas as idades e interesses. Para as crianças, entre 6 e 12 anos, há o Mercadinho, em que elas podem participar de degustações e ainda aprender a cozinhar. Quem tem curiosidade em conhecer as mais diversas culturas gastronômicas, pode assistir ao Gula Cultural, onde dois cozinheiros provenientes de lugares diferentes prepararão um menu em conjunto. No Degusta Mundi, chefs conhecidos no DF - como Daniel Briand (Daniel Briand), Simon Lau (Simon Lau Smørrebrød), Alice Yumi Shibata (Yuzu-an), Benoît Rataboul (La Boutique) - vão compartilhar os segredos da boa mesa. Outros destaques são a Feira Brasil, que oferecerá produtos orgânicos das cinco regiões do País, e o Mercado Mundi, que terá em suas gôndolas alimentos e bebidas do mundo inteiro, além de uma programação internacional extensa. Depois de tudo isso, o visitante ainda poderá estender uma toalha na grama, fazer um piquenique ou ainda, curtir um cineminha com filmes de diretores e documentaristas que já se aventuraram pela cozinha.
Sob curadoria de Nicola Goretti e Sebastian Parasole, o Mercado Mundi contará com stands diversos como Acarajé da Edinha, Ashram Cozinha Indiana, Bellini Paés e Gastronomia, Bike Wine Moving, Browneria, Café Maria Amélia, Chez Mi Churros, Companhia do Azeite, Dudu Bar, Eleve, El Point Peruano, Forneria Parole, Fusbier, Gula Gelada, Empório Kalamares, Koni Store, La Tartuferia, Lavi Detox, Los Aztecas Paleteria, Mercado Municipal de Brasília, Respeitável Burger, Santé 13, Slow Food Cerrado, Stans Chocolates, Substância, Trattoria da Rosario, Your's e outros.
Festival Internacional de Cinema e Alimentação - Brasília
O pré-lançamento do Slow Filme - Festival Internacional de Cinema e Alimentação - Mostra Brasília será realizado no Mercado Mundi. O evento, que anualmente leva milhares de pessoas a Pirenópolis, ganha uma versão brasiliense que promete. O ciclo contará com filmes inéditos com temas ligados à sustentabilidade, às tradições alimentares e às raízes culturais. Dentre as produções escolhidas, as animações O Bezerro que queria ser hambúrger e Meatrix; o alemão Menu de Domingo; o italiano Peperoni; o documetário Baru - Castanha do Cerrado; The Chile Film - O Sangue Vermelho e verde do novo México; Nerua Guggenheim, uma viagem à essência; Coragem é um dom; Terroir; O Retorno e Pasta Mania - Um Mundo de Massa.
O Cozinheiro
Alguns dos chefs mais queridos da capital vão ensinar receitas que representam seus países do coração. Dentre as aulas-show confirmadas estão a de Alice Shibata (Cozinha Tradicional Japonesa com o prato Osechi Ryouri); Bruno Rappel (Pescadinha); Dudu Camargo (Cozinha Contemporânea, com o prato Taj Mahal); Benoit Rataboul (Pães de tradicção francesa); Alexandre Albanese (Walnut Cake); Rosario Tessier (Cozinha Contemporânea Italiana, com o prato Portafoglio de Filetto alla Salsa de Funghi e piselli); Douglas Marchione (Bolo Pinguim de Natal); Daniel Briand (Verrine d'Automme) e por fim, Simon Lau (Cozinha Contemporânea Dinamarquesa, com o prato Smorrebrods de Boeuf Tartar e guariroba e batata com maionese de tucupi, cebola frita e flores de jambú.
Gula Cultural
Outro destaque do evento serão os mix gastronômicos onde chefs de duas culturas diferentes vão preparar um prato inovador a quatro mãos. A primeira edição terá como protagonistas Marcos Lelis e Max Sommo. Na berlinda, o Pirarucu, rescoldo de hortaliças, polenta de fubá branco, tucupi, jambu e chimichurri. Num segundo momento, quem se encontra é o peruano David Lechtig e o gaúcho Marcelo Petrarca. O duo promete muita ação com um Cordero a la Chiclayana acompanhado de Timbale de mandioquinha.
Ciclo de Palestras - Como Comemos
Ao longo dos três dias, uma série de palestras serão realizadas no Mercado Mundi. Com temas variados, o ciclo abordará algumas das principais tendências do mercado e discutir importantes questões como os resíduos e a água. Dentre as propostas confirmadas estão: Movimento Slow Food (por Jean Marconi e Thalita Kalix); Food Revolution Day (Catharina Valle e Diego Rhoger); Resíduos: um desafio de todos (Juliana Taguti Pinto); Marketing e Gastronomia (Diego Rhoger); Alimentação Sustentável e agricultura familiar (Murilo Pereira); Agua no Brasil e no mundo - tendências de desafios (Antonio Felix Fagundes); O boi e suas virtudes (Ricardo Secchis); Da economia à gastronomia - aprendiz, sacerdote, cozinheiro (Ricardo Gaffree); e Jornalismo Gastronômico (Liana Sabo e Luciana Barbo).
Área de Gestão da Comunicação com informações da gpsbrasilia.com.br