8 dicas para suas fotos das férias ficarem incríveis

07 de dezembro de 2015 - Quem nunca se deixou maravilhar por cliques incríveis de lugares ainda mais deslumbrantes? A gente pode até ter a sensação de que somente fotógrafos e máquinas especiais podem fazer tal peripécia, mas a verdade é que o celular é o melhor amigo das fotos. Com tantas funções, aplicativos e tecnologia, tudo se torna possível - e as fotos clicadas com smartphones, tablets e outras plataformas móveis são premiadas pela beleza, excelência e qualidade.

O fotógrafo Cadu Lemos, um dos fundadores da mObgraphia, acredita que é possível desenvolver o olhar fotográfico e artístico na era dos celulares. E ele dá dicas para fazer maravilhas com o aparelhinho nas mãos.

 

1. Preste atenção na luz

Sim, você provavelmente já ouviu isso milhões de vezes, mas ela faz toda diferença na hora de fotografar - tanto para as máquinas quanto para os smartphones.

Quando se trabalha com câmeras semiprofissionais e profissionais, você consegue manipular melhor o obturador e o diafragma, responsáveis pela velocidade e abertura da lente e ter melhor adaptação com pouca luz.

"Apesar de terem evoluído muito, os smartphones ainda não conseguem render bem em ambientes de baixa luz", explica o fotógrafo Cadu Lemos, um dos fundadores do projeto mObgraphia. Aliás, prefira a luz natural: ela é a sua melhor amiga!

 

2. Não esqueça do enquadramento

Não é simplesmente apontar e tirar a foto: preste atenção em como os elementos da paisagem que você quer clicar se encaixam na tela do celular.

Você pode usar a regra dos terços para decidir onde focar: divida a imagem em seis quadrados imaginários (como um jogo da velha) e tente focar nos pontos de intersecção entre as linhas.

Curiosamente, o centro não é o primeiro lugar que as pessoas prestam atenção quando olham uma foto

 

3. Explore o seu aparelho

Independente de todas as dicas do mundo, se você não conhecer a ferramenta que tem em mãos, nada vai resolver.

Verifique todas as opções possíveis, filtros, grades, luzes, foco, definição… Muitos aparelhos já têm funções similares ao modo manual das câmeras fotográficas, o que garante um controle maior na hora de fotografar.

 

4. Segure a tremedeira

Um dos maiores desafios de tirar fotos com o celular é manter a estabilidade das mãos enquanto fazemos isso, principalmente usando uma só.

A maioria dos smartphones não deixam as fotos tão tremidas, mas você pode usar um tripé ou outro apoio para suas fotos - e assim conseguir fotografar sem correr o risco de ter um borrão.

 

5. Não desista na primeira foto

De acordo com Cadu Lemos, um dos maiores erros é tirar uma ou duas fotos e deixar por isso mesmo.

Quanto mais cliques, mais opções você tem da mesma imagem e não vai acabar com uma foto mais ou menos de algo tão lindo, quanto uma paisagem única.

 

6. Varie os ângulos e perspectivas

Sabe quando você vê as pessoas deitadas no chão, fazendo um espacate ou se pendurando para tirar uma foto?

Então, siga o exemplo delas! A mudança de ângulo, posição e perspectiva pode dar uma cara nova à foto.

 

7. Tenha um bom aplicativo de edição

Procure indicações e vá testando até achar um que agrade.

Neles você pode corrigir cores, exposição da luz, saturação e outros fatores que influeciam na qualidade da imagem.

Só não vá abusar de filtros que não dê para entender do que se trata, ok?

 

8. Não tenha vergonha

Mesmo que você não seja do tipo que curta selfies e/ou ficar tirando fotos o tempo inteiro, elas são a sua melhor maneira de guardar lembranças visuais do lugar.

E se parar para notar, todo mundo estará fazendo o mesmo (ou nem sequer olhando para você)!

 

Área de Gestão da Comunicação com informações da Revista Exame.