Colaboradores do CFMV revisam o processo de trabalho “Gerir Pessoas”
14 de dezembro de 2015 - Com o objetivo de padronizar os processos de trabalho do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Área de Gestão de Processos (Aproc) tem trabalhado na elaboração e revisão dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
Mas o que são POPs? Segundo Francette Amorim, líder da Aproc, o Procedimento Operacional Padrão (POP) é uma descrição detalhada de todas as tarefas necessárias para a realização de uma atividade, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade. “É o como fazer”, conclui Francette.
O primeiro processo que está sendo revisado é o POP Gerir Pessoas que foi iniciado em 2014. “Este é um processo muito importante, pois envolve a vida de cada colaborador do CFMV”, explica a líder da Aproc.
O processo possui seis subprocessos: “Prover Pessoas”; “Alocar Pessoas”; “Desenvolver Competências”; “Avaliar Competências”; “Desligar Pessoas” e “Valorizar Pessoas (que contém três itens: pagar e conceder benefícios, clima organizacional e qualidade de vida).
No dia 25 de novembro, as áreas envolvidas trabalharam para revisar o processo. Pela Área de Gestão de Pessoas participaram Janaína Calheiros e Rafael da Silva; pela Área de Gestão Administrativa, Lourdes Braga; o assessor executivo da presidência, Cyrlston Valentino; e pela Área de Gestão de Processos, Francette Amorim e Luciana Morcelles.
A previsão é finalizar o POP “Gerir Pessoas” até julho de 2016. De acordo com Francette Amorim, após a conclusão deste trabalho, a Área de Gestão de Pessoas terá todos os seus processos sistematizados, mensurados e acompanhados, podendo fazer intervenções pontuais, caso o processo saia de sua rota. Outro POP que está em andamento, segundo a líder da Aproc, é o “Desenvolver soluções de comunicação”. “A partir do ano que vem, novos processos serão trabalhados”, completa Francette.
Saiba mais
A padronização dos processos faz parte de uma nova cultura organizacional que vem sendo implantada pelo Conselho Federal desde 2008 para atender ao novo cenário da sociedade do conhecimento e à constante necessidade de novas competências organizacionais.
Área de Gestão da Comunicação