Vai viajar no fim do ano? Confira dicas para a sua viagem e conheça seus direitos caso algum problema aconteça

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16 de dezembro de 2015 – Nos meses de dezembro e janeiro, os aeroportos movimentam milhões de passageiros e o risco de atrasos e cancelamentos aumenta, causando dor de cabeça aos passageiros.

No Aeroporto Internacional de Brasília o movimento será intenso nas próximas semanas. Segundo dados da Inframerica, empresa que administra o terminal, uma média de 58 mil pessoas devem embarcar, desembarcar ou fazer escala na cidade.

Na tentativa de minimizar os possíveis transtornos causados pelo vai e vem de milhares de passageiros, toda a equipe operacional do Aeroporto de Brasília foi reforçada, inclusive com a contratação de mão de obra temporária.

O colaborador Gustavo Gusso, da Área de Gestão Administrativa, ama viajar e se considera neurótico na organização de uma viagem: “Gosto de sempre chegar cedo no aeroporto e sempre estou atento aos painéis eletrônicos de horários de voos e portões”, conta.

Como sempre viaja com o filho de 10 anos os cuidados são redobrados: “Sempre tento deixar meu filho próximo e coloco o meu telefone e o da mãe em um cartão na roupa que ele está usando ou em uma identificação semelhante ao crachá, pendurado em seu pescoço”, explica Gustavo.

Lívia Davanzo, líder da Área de Gestão da Comunicação, conta que apesar de ser também muito organizada na hora de viajar, já passou por vários apuros. “Por mais que a gente planeje a viagem, imprevistos podem acontecer, voos serem cancelados”, diz ela que em virtude de um cancelamento de voo passou mais de 12 horas no aeroporto, ano passado, para retornar para casa e passar o Natal com a família.

Em casos de cancelamento de voo como o da Lívia, ou atrasos, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o passageiro tem direito à assistência na comunicação (ligação telefônica, internet e outros, para atrasos superiores a uma hora), alimentação (para atrasos superiores a duas horas) e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a quatro horas.

Ainda de acordo com a ANAC, caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à Agência, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

A Inframerica divulgou, no Portal do Aeroporto de Brasília, algumas recomendações para garantir segurança na sua viagem e prevenir momentos desagradáveis. Viajar é muito bom, mas viajar com tranquilidade é muito melhor! Confira:

- Verifique se está com toda a documentação necessária para o embarque.

- Adiante seu check-in nos sites e aplicativos das companhias aéreas ou nos totens de autoatendimento disponíveis no Aeroporto.

- Passageiros de voos nacionais devem chegar 1h30 antes do horário do voo, no caso de voos internacionais, recomenda-se chegar com antecedência de 2h30.

- Durante a inspeção das bagagens de mão nos raio-x estão proibidos e serão descartados desodorantes em aerossol, armas de brinquedo, objetos cortantes ou perfurantes como por exemplo, canivetes, tesouras, estiletes, etc. Nos voos internacionais o transporte de líquidos é restrito, devendo ser conduzido em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro. 

- Ao embarcar, fique sempre atento aos painéis de informação e confirme o seu portão de embarque. Objetos esquecidos e perdidos no Aeroporto de Brasília são enviados para o Achados e Perdidos. Informações pelo telefone 3214-6109.

- Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.

- Para maiores informações acesse o site www.bsb.aero ou baixe o aplicativo do Aeroporto de Brasília no seu celular.

Conheça a versão virtual da Guia do Passageiro ,que a Infraero disponibilizou em seu site, com informações sobre as normas que regem o setor e detalhes sobre os direitos dos passageiros, além de outras informações de interesse do viajante.  

Área de Gestão da Comunicação