Conheça os cuidados que você precisa ter com a sua pele no verão

 

20 de janeiro de 2016 – Em 2003, um vídeo motivador narrado pelo jornalista Pedro Bial dominou a internet e invadiu nossas caixas de e-mail. Com certeza você deve lembrar de um dos trechos. “Senhoras e senhores da turma de 2003: filtro solar! Nunca deixem de usar o filtro solar. Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem filtro solar!”

Essa é uma das principais recomendações dos dermatologistas para evitar problemas causados pela exposição ao sol. Os cuidados com a pele vão além de simples vaidade, principalmente porque homens e mulheres estão expostos ao mesmo risco. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. Em 2014, foram diagnosticados mais de 188 mil novos casos da doença.

Márcia Silva, colaboradora da Área de Gestão da Tecnologia da Informação, revela que o único cuidado que tem com a pele é usar protetor solar diariamente no rosto. “Nunca tive problemas com a minha pele, acho que, por isso, nunca me preocupei em cuidar dela”, conta.

A dermatologista Izelda Maria Carvalho Costa afirma que o uso de protetor solar é a melhor forma de evitar manchas e outros problemas de pele. Também devemos evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h. “É importante que crianças e jovens criem o hábito do uso regular do filtro solar, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre entre 0 e 20 anos”, afirma Izelda.

A recomendação é aplicar o protetor solar trinta minutos antes da exposição ao sol e reaplicar o produto após duas horas. O Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser de 30 ou mais, em caso de exposição mais longa ao sol, e com proteção contra os raios UVA e UVB. De acordo com a dermatologista, as crianças já podem usar filtro solar a partir dos 6 meses de vida.

Segundo Izelda, a acne também pode piorar no verão, principalmente com o uso de protetores solares oleosos. “Prefira sempre os géis ou filtros com base aquosa”, explica a dermatologista, que sugere também a consulta a um especialista para exames e acompanhamento.

No verão, Nara Samara, da Assessoria Executiva da Presidência do CFMV, redobra os cuidados com a pele. “Além de aplicar protetor solar diariamente lavo mais vezes a pele para não ficar oleosa e uso produtos para pele mista”, conta.

A médica ressalta que, nesta época, ficamos mais suscetíveis a doenças de pele por causa de uma maior exposição solar e o excesso de suor. “Calor e umidade são favoráveis ao crescimento de fungos, por isso secar-se após o banho, principalmente entre os dedos dos pés, não andar descalços em pisos úmidos, usar somente o seu material de manicure e usar roupas mais frescas nos dias de calor, são alguns cuidados importantes”, conta.

 

Câncer de Pele

No site da Sociedade Brasileira de Dermatologia você pode fazer um teste e descobrir se é um paciente de risco para desenvolver a doença. 

 

Área de Gestão da Comunicação