Carona Solidária no CFMV. Que tal aderir a essa ideia?

25 de janeiro de 2016 -  Você mora próximo a algum colega de trabalho? Chega ao CFMV com o seu carro sempre sozinho (a)? Possui horários fixos? Se você respondeu sim às perguntas, o que acha de planejar uma “carona solidária”?

O revezamento de carros entre os colegas de trabalho é uma alternativa boa para o trânsito, pois diminui o fluxo de automóveis nas ruas do Distrito Federal; para o bolso, já que o preço do combustível só aumenta; e ainda para o meio ambiente, com a diminuição da quantidade de poluentes lançados no ar. Além claro, de promover a integração entre os colegas.

A proposta chamou a atenção dos colaboradores Ricardo Santos de Jesus (Ages), Euzelina Sousa (Aproc) e Carla Pena (Aproj) que moram no mesmo bairro, o que torna mais fácil o revezamento no volante para vir ao trabalho. "Estamos aguardando o fim das férias escolares dos filhos para definirmos os dias e horários de responsabilidade de cada um”, conta Euzelina.

A ideia é exatamente esta: identificar qual colega mora perto e faz o mesmo trajeto que você, além de também se interessar em participar de um grupo de Carona Solidária. Vamos praticar esta ideia sustentável? Converse com os seus colegas do CFMV e pergunte “quem quer uma carona?”.

 

Exemplos de sucesso

Quem circula pela região central de Brasília sabe que não é fácil encontrar vaga em horários de pico. Para quem trabalha na região, a disputa por um espaço para estacionar o carro pode trazer muita dor de cabeça no início do expediente. Por isso, a Carona Solidária faz sucesso em alguns órgãos públicos.

A Câmara dos Deputados criou, em dezembro de 2014, o MOB – Carona Solidária. Os servidores e funcionários terceirizados da Câmara podem pedir e oferecer caronas através de um aplicativo disponível na intranet criado especialmente para a questão. São oferecidas vagas mais próximas do estacionamento aos participantes do programa e, para participar, o carro tem que ter no mínimo três funcionários, contando com o motorista.

O Senado Federal também tem o seu projeto. Desde julho de 2015, o órgão possui o programa Carona Solidária que destina vagas de estacionamento com localização privilegiada a carros que estiverem ocupados por no mínimo, três funcionários. Para auxiliar os colaboradores, foi criada uma página na intranet para identificar quem são os colegas dispostos a participar do programa.

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) lançou o seu programa em junho de 2014. Para participar, o servidor precisa se cadastrar em uma página disponível na intranet para que os outros colegas vejam as ofertas e os pedidos.

 

 Área de Gestão da Comunicação