Pomares públicos no DF: frutas doces, frescas e de graça!

28 de janeiro de 2016 - As belezas de Brasília (DF) não se resumem aos monumentos arquitetônicos. O espaço verde carregado de árvores frutíferas também chama atenção na capital. São mangas, abacates, amoras, goiabas, jamelão, jacas, além das frutas típicas do cerrado como ingá e pequi espalhadas em áreas públicas para os moradores e visitantes se deliciarem, de graça!

Segundo dados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Distrito Federal tem ao todo 500 mil árvores frutíferas e a maioria delas está em locais de grande circulação de pessoas.

“Que delícia andar pela cidade e tirar uma fruta direto do pé e comer”, afirma o colaborador Josemar Aragão, da Área de Gestão da Comunicação do CFMV. Ele tem costume de pegar ingá, próximo à sua casa, no Jardim Mangueiral; amoras no deslocamento do trabalho para a parada de ônibus, localizada no Cruzeiro; e também mangas, em frente à Administração Regional do SIA, próximo ao CFMV. “A manga é doce demais, uma delícia”, comenta Josemar.

As árvores frutíferas do DF começaram a ser plantadas pela Novacap ainda na época da construção da capital federal e, também, pelos pioneiros que trouxeram sementes e mudas de suas terras natais. De acordo com a Novacap, os primeiros habitantes de Brasília plantavam as espécies típicas de suas regiões como uma maneira de se sentir em casa, criando um ambiente familiar por meio das plantas e frutos típicos.

Onde encontrar estas delícias?

Você encontra árvores frutíferas pelo Eixo Monumental, Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Guará (EPGU), Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Esplanada dos Ministérios, Parque da Cidade Sarah Kubitscheck, Parque Ecológico de Águas Claras e muitos outros locais.

Uma dica interessante para localizar os pomares públicos do DF é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no celular. O Fruit Map conta com mais de 50 frutas no catálogo. O aplicativo é considerado colaborativo pois as pessoas podem adicionar as frutas na localização onde estiverem. Criado por alunos da Universidade de Brasília (Unb), o aplicativo está disponível para celulares com sistema IOS.

A colaboradora Carmen Daga, da Área de Gestão Administrativa, faz uso do aplicativo em seus momentos de lazer e também colabora marcando as árvores frutíferas que ela encontra e que ainda não fazem parte do programa. “Acho o aplicativo fácil de usar. Esses dias marquei uma mangueira próxima à minha casa”, conta.

Também quero plantar uma árvore frutífera!

Se você deseja plantar alguma árvore frutífera em áreas verdes públicas, a orientação é entrar em contato com os engenheiros florestais e agrônomos da Novacap para saber a localização correta.

 “Muitas pessoas plantam abacates e jacas perto de estacionamentos, o que não é orientado, pois corre o risco dos frutos caírem em cima dos carros, danificando-os”, pontua o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha. 

Para receber as orientações da Novacap, o contato é: Departamento de Parques e Jardins da Novacap - (61) 3403.2460.

Área de Gestão da Comunicação