Festivais chegam à cidade para mostrar a diversidade da arte produzida aqui e no resto do país

19 de fevereiro de 2016 -  Aliando teatro, dança e música de maneira poética e reflexiva, grupos de Brasília trazem à capital as mostras de dança Festival Internacional da Novadança e XYZ. No palco, o público poderá conferir a diversidade e a sensibilidade dessa forma de arte.

O Festival Internacional da Novadança vai até 4 de março. O curador e idealizador, Giovane Aguiar, explica que a programação da 18ª edição se divide em estilos como dança contemporânea, novadança e dança burlesca.

Hoje o público pode acompanhar mostra de vídeo para celular, workshop com Valdemar Piauí e o espetáculo Behind the clothes, na Usina Centro de Arte e Entretenimento. Amanhã será a vez do espetáculo Guarda sonhos, de Tainá Barreto. No domingo terá apresentação do espetáculo Por um triz, com Beatriz Martins.

Diversidade

A mostra de dança XYZ, idealizada em 2006 pelo produtor cultural Marconi Valadares, chega à 4ª edição com o desafio de apresentar a grande amplitude da dança contemporânea. A mostra valoriza a arte brasiliense, com a criação de espaços para difusão dos trabalhos de bailarinos da capital.

“A ideia é buscar uma seleção de trabalhos que mostre como a dança contemporânea é diversificada e como os coreógrafos estão trabalhando pra mostrar seus trabalhos”, conta Marconi.

O evento começa hoje, na galeria Athos Bulcão, com abertura da exposição De carne e concreto — Uma instalação coreográfica, da Anti Status Quo Cia. de Dança, com coreografia criada por Luciana Lara.

Amanhã, a partir das 12h, no Setor Bancário Sul, o público pode conhecer Árvore/plantação, trabalho da cearense Clarice Lima, que propõe também um workshop. Às 21h, entra em cena 3 solos em 1 tempo, de Denise Stutz, na galeria Athos Bulcão. Já no domingo, o público pode conhecer O livro, de Margô Assis, de Belo Horizonte.

A programação conta ainda com o lançamento do site interativo da mostra, atividades formativas, workshops e seminários de artistas de Brasília, Teresina, Goiânia, São Paulo e Maceió.

Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense.