Lago para todos

22 de março de 2016 -  Quão importante a água é para você? Além de fonte fundamental para a manutenção da vida, a dimensão do valor dela no bem estar de muitas pessoas é maior do que se pode imaginar.

O atleta paralímpico de tiro com arco Marcondes Batista mora há 25 anos em Brasília e tem uma relação íntima com as águas. Encontrou na prática da natação uma forma de se superar e é um dos poucos cadeirantes que fazem a travessia do Lago Paranoá a nado. Natural de Petrolina/PE, nadava nas margens do Rio São Francisco desde os 16 anos. Sofreu um acidente aos 18, quando perdeu o movimento nas pernas, motivo que o trouxe para a Capital Federal.

O atleta sonha em participar das Paraolimpíadas no Brasil e treina todos os dias para isso. Porém, seus sonhos não param aí.  Batista também deseja oferecer ajuda a outros cadeirantes. “Muitos deficientes nunca entraram no Paranoá. Eles precisam conhecer a sensação que isto oferece. Sei o bem que faz”, diz.

Batista também é um dos parceiros que participam do movimento Ocupe o Lago, realizando atividades para a conscientização sobre a preservação. “Se a água é fonte da vida, é dela que devemos cuidar”, lembra.


Superação

O Stand Up Paddle também tem uma versão acessível a cadeirantes, no Lago Paranoá, graças ao educador físico Daniel Badcke.


Tudo começou há 4 anos, quando um cadeirante procurou Daniel em busca de uma atividade acessível a ele. Diante do desafio e inspirado por outros países, o educador propôs o SUP adaptado. Hoje, mais de 50 pessoas já passaram pela experiência, oferecida gratuitamente.


Para praticar, basta ir ao Parque das Águas, no Lago Norte, procurar o responsável pela Raia Norte e marcar o melhor horário.

 

Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense.