Comunicação, criatividade, espírito de equipe. Conheça competências essenciais para acelerar ainda mais seus resultados na organização

05 de abril de 2016 – Assim como no futebol que não basta ter talento para se ganhar o jogo – treino, planejamento, tática, sintonia, entre outros esforços são necessários para sair o tão almejado gol - no mundo organizacional não é diferente. 

Comunicação, espírito de equipe, pró-atividade, aprendizado contínuo, entre outras características são competências essenciais, no mundo corporativo.

Francette Amorim, líder da Área de Gestão de Processos (Aproc) do CFMV, considera fundamental a atualização profissional. “Estou sempre em busca do autoconhecimento e de desenvolver habilidades que propicie lidar com as pessoas”, comenta.

A participação em um curso com pessoas do mundo inteiro, proporcionou uma grande troca de culturas, segundo ela. “Como eu lido muito com grupos no trabalho, foi importante a realização deste curso, até mesmo para trazer ensinamentos e técnicas para a minha equipe”, avalia Fran, como é conhecida no CFMV.

Segundo do portal RH, aprender é uma ação contínua em um mercado globalizado. O profissional deve estar sempre disposto a aprender com todos que o cercam e ir à busca de novas fontes de conhecimento.

Outra característica importante, de acordo com a publicação, é não ter medo de errar. Quem têm êxito na vida já arriscou e é quase certo de que cometeu erros na sua trajetória. Só erra quem tenta fazer algo e no processo de aprendizagem o erro estará presente.

O colaborador Carlos Henrique, da Aproj, conta que tem aprendido bastante sobre como ter coragem, sem medo de errar. “Coragem para propor e para sair da zona de conforto”, comenta ele.

 

Confira outras dicas que o portal RH listou para os profissionais mostrarem seu valor à organização:

 

Espírito de equipe: É indispensável ter a consciência de que não se vai a lugar algum sozinho. O profissional que deseja mostrar seu valor precisa saber trabalhar em equipe ou ele acabará isolado e, consequentemente, perderá espaço ao invés de ganhar.

Pró-atividade - É muito mais positivo para o profissional apresentar para a liderança uma proposta do que apenas uma situação problemática que já se instituiu na empresa. Hoje, as empresas desejam que os profissionais não só atuem quando a dificuldade chega, mas sim tenham visão do futuro.

Comunicação - Não se concebe mais a imagem de um profissional que pense que a comunicação interpessoal seja um supérfluo para a vida da instituição. No processo de comunicação torna-se fundamental saber expressar suas ideias, bem como ouvir o que as demais têm a dizer.

Criatividade - Ao contratar um profissional, a organização espera que ele demonstre seu talento no dia a dia e isso pode ocorrer através do potencial criativo que cada indivíduo possui. Registra-se aqui que ser criativo não significa ter ideias mirabolantes, mas ter a capacidade de pegar o que já existe na organização, utilizá-la de forma inovadora e mais rentável. Pequenas ideias já renderam grandes resultados.

Conhecer a empresa - Conhecer a organização e ter conhecimento sobre os assuntos que ela atua, permite que o funcionário tenha uma ação estratégica em suas atividades e se destaque daqueles que apenas cumprem as atividades que chegam às suas mesas.

 

Área de Gestão da Comunicação