Confira as opiniões dos colaboradores que também usam a bicicleta como meio de transporte
Por Giovanna Lopes
08 de abril de 2016 - Vento no rosto, sensação de bem-estar, benefícios à saúde, economia no bolso e zero problemas com engarrafamentos e estacionamentos. Essas são algumas das vantagens de quem faz do pedal um hábito e seu meio de transporte durante a semana e fim de semana.
O Distrito Federal tem cerca de 411 quilômetros de ciclovias. Segundo a Secretaria de Mobilidade do DF, a meta é chegar a 649 quilômetros em ciclovias e ciclofaixas daqui a três anos, de forma a integrar a bicicleta com os outros meios de transportes.
Quem pedala já faz bom uso das ciclovias existentes. A colaboradora Renata Medina, da Assessoria Jurídica do CFMV, pedala assiduamente há oito meses e faz uso das ciclovias e ciclofaixas. Ela conta que, além de andar de bicicleta no fim de semana para exercícios ou para lazer com sua filha, ela também faz uso da bicicleta para trabalhar.
“Se pudesse eu viria para o trabalho todos os dias de bicicleta”, conta Renata, entusiasmada. O percurso de sua casa até o trabalho é de 9 quilômetros e, com esse hábito, ela garante mais saúde e qualidade de vida.
Seu colega da Assessoria Jurídica, Montesquieu da Silva, também é adepto do pedal, mas reclama da falta de respeito com os ciclistas. “Falta mais educação e respeito das pessoas com os ciclistas”, comenta Montesquieu que costuma pedalar, no fim de semana, da Asa Norte até o Sudoeste ou Lago Norte.
Sobre os percursos das ciclovias, existem alguns aplicativos que podem ser baixados no celular que ajudam os ciclistas a fazerem o trajeto com a estimava de tempo. Ciclovida DF e Strava são alguns exemplos.
Josemar Aragão, colaborador da Área de Gestão da Comunicação (Ascom) faz uso do aplicativo Strava e adora! “Pedalo 40 minutos durante a semana e uso o Strava para me guiar”, explica Jose, como é conhecido no CFMV.
Projeto bacana para quem tem medo de pedalar!
Quem não se sente seguro para pedalar sozinho no trânsito pode pedir ajuda a um Bike Anjo! São ciclistas experientes e voluntários que ajudam a escolher o melhor caminho e fazem o trajeto algumas vezes até você se sentir à vontade para ir sozinho.
Saiba mais:
Ciclovias: vias segregadas, só para bicicletas
Ciclofaixas: faixas dedicadas só para bicicletas, mas no mesmo nível do pavimento dos veículos.
Legislação sobre o assunto: http://www.rodasdapaz.org.br/controlesocial/legislacao/
Área de Gestão da Comunicação