Você sabe o que significa cada trecho do Hino Nacional? Alguns colaboradores têm a letra na ponta da língua!
14 de abril de 2016 – “Ó Pátria amada, idolatrada! Salve! Salve! (...)” todas as vezes que as gêmeas Larissa e Sofia, de três anos, e Isabelle, de nove anos, escutam esse trecho do Hino Nacional Brasileiro elas colocam as mãozinhas no coração e pedem para a mãe fazer o mesmo.
Filhas da colaboradora Rosane Teixeira, da Área de Gestão Administrativa (Agead), Larissa, Sofia e Isabelle ainda nem sabem cantar todo o Hino Nacional, mas aprenderam na escola que esse é um momento de respeito a um dos símbolos nacionais.
Outros colaboradores também possuem histórias escolares com o Hino Nacional do Brasil. A jornalista da Área de Gestão da Comunicação, Giovanna Carvalho, conta que cresceu ouvindo todas as sextas-feiras, pela manhã, o Hino Nacional no colégio onde estudava. “Era um ritual: todas as turmas desciam, um aluno era escolhido para hastear a Bandeira Nacional e cantávamos todo o hino, organizados em fila”, explica Giovanna.
Talianderson Dias, colaborador da Área de Gestão da Tecnologia, conta que também cantava na escola o Hino Nacional Brasileiro, só que diariamente. “Depois de cantar todos os dias, durante todo o ensino fundamental, não dá para esquecer nenhuma parte da letra do hino”, conta o colaborador, descontraidamente.
História do Hino Nacional
Música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada, o Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e tocado pela primeira vez no Teatro São Pedro de Alcântara, no Rio de Janeiro, em 13 de abril.
Assim - 13 de abril - foi a data escolhida para celebrar o Dia do Hino Nacional do Brasil. Antes, o hino considerado “nacional” era o Hino da Independência, composto pelo imperador D. Pedro I.
Você entende o Hino Nacional Brasileiro?
Veja o infográfico que a Folha de São Paulo publicou com a versão explicada da letra.
Área de Gestão da Comunicação