De música a exposição a céu aberto, confira alguns roteiros para um fim de semana em SP

26 de abril de 2016 -  Para embarcar em uma viagem, é preciso planejamento prévio, que começa pela escolha do lugar, tempo de estadia, hotel, passagens etc. Mas, muitas vezes, o item mais importante é o gasto na viagem. Tudo precisa ser colocado na ponta do lápis. É preciso reservar uma quantia para translado, alimentação e passeios. Alguns podem ser feitos de graça, como a visita à Pinacoteca (foto), um dos museus mais importantes do Brasil, com oito mil obras


Para você seguir viagem e ainda economizar, o Correio Braziliense montou uma agenda cultural gratuita para um fim de semana em São Paulo, uma das capitais mais visitadas do Brasil. Em muitos casos, dá para ir a pé de um local para o outro. E se a distância for um pouco maior, metrô e ônibus podem ajudar. Então, arrume as malas e siga esse circuito sem gastar quase nada. 


Sábado

Sala São Paulo

Sede da Orquestra Sinfônica do estado, é uma das casas de concerto mais importantes do país – alguns também a consideram uma das mais belas do mundo. Além de oferecer visitas guiadas gratuitas nos fins de semana, conta com o projeto Concertos Matinais, com entradas a preços populares aos domingos. Fica na Praça Júlio Prestes, nº 16.

Theatro Municipal
O edifício foi inspirado na Ópera de Paris, com traços renascentistas e barrocos na fachada e muitas obras de arte no seu interior. A casa oferece visitas guiadas pelas dependências do teatro de terça a sábado – incluindo feriados – e a entrada é gratuita. As inscrições são feitas no local, a partir de 10h, por ordem de chegada. Fica na Praça de Azevedo, na Sé. Informações: theatromunicipal.org.br.


Domingo

Centro Cultural Banco do Brasil

Exibe exposições, peças de teatro, mostras de cinema e  atrações musicais. Fica na Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. Informações: culturabancodobrasil.com.br.

Beco do Batman
Antes uma ruela comum, a Gonçalo Afonso virou uma galeria a céu aberto. Agora é conhecida como Beco do Batman, um ponto turístico criado por artistas paulistanos. Além do grafite, abriga manifestações culturais. O “Circo no Beco”  reúne artistas de circo e malabaristas para ensaiar e interagir com a plateia. Fica na Rua Gonçalo Afonso – Vila Madalena. Informações: www.cidadedesaopaulo.com/sp/br.



Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense