Saia da rotina e passe parte de seu dia jogando tênis de mesa, baralho, dominó e pebolim no CFMV
Por Giovanna Lopes
16 de junho de 2016 – Você acha que é brincadeira? Pode até ser - jogar com os amigos gera momentos de descontração e sempre rende boas risadas. Mas o assunto é sério também! Já foi comprovado por meio de pesquisas e estudos, que jogar desenvolve a criatividade, a memória e as habilidades motoras e cognitivas.
Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) oferecerá, na próxima terça-feira (21), duas horas e meia para seus colaboradores jogarem tênis de mesa, baralho, dominó e pebolim (totó). Além disso, na quinta (23) e sexta-feira (24) haverá um campeonato de totó aberto a todos.
As atividades fazem parte da IV Semana da Qualidade de Vida (SQV) do CFMV e muitas delas fizeram sucesso em edições anteriores, contando com a participação de diversos colaboradores.
Na II SQV, por exemplo, a competição da vez foi de tênis de mesa. Agora, é hora de saber quem é fera no totó! E o colaborador Joivan Sousa, da Área de Gestão de Pessoas, desafia os colegas: “Quero ver quem tentará jogar comigo! ”, brinca Joivan. Segundo o colaborador, que já se inscreveu para participar da atividade, ele não vai ficar fora dessa! E você?
Para participar das atividades da Semana, você deve fazer um agendamento prévio por meio de um formulário, que já está disponível na intranet. Faça a sua e garanta a sua vaga!
O que a ciência diz sobre os jogos
Para Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e especialista na psicologia aplicada à educação e aos jogos, jogar estimula a criatividade e a convivência. “Os desafios que o ato de jogar impõe obriga os jogadores a pensar estratégias para vencer seus adversários. Assim, usamos a nossa criatividade para reagir em relação ao novo com uma resposta original e inédita”, explica.
Não é novidade que os jogos nos motivam em diversas frentes e estimulam nossos sentidos e a nossa mente. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento Humano Max Planck, junto ao Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus, instituição alemã, jogar videogames, por exemplo, ajuda a estimular regiões do cérebro responsáveis pela memória e habilidades motoras. O estudo conclui, portanto, que essas regiões podem ser treinadas por meio dos jogos.
Tarde de Jogos – IV SQV
Data e horário: 21/06, às 14h.
Local: Refeitório do CFMV
Tempo: 150 minutos
Campeonato de Pebolim (totó)
Data e horário: 23/6, às 14h; e 24/6, às 9h.
Local: Refeitório do CFMV
Tempo: 60 minutos
Área de Gestão da Comunicação