Um Brasil de sabores. Conheça sobre a diversidade culinária do Brasil no mural desta semana
Por Giovanna Lopes
25 de julho de 2016 – Cuscuz, pamonha, paçoca, tapioca, feijoada, churrasco... hummmm.... Qual comida típica brasileira você gosta?
“Adoro a feijoada e o arroz com bife e batata frita do Rio de Janeiro. E, quando vou para a praia, os inesquecíveis Biscoitos Globo e o Mate”, comenta Regina Werneck, colaboradora da Assessoria de Gestão Estratégica (Ages) e carioca da gema.
Já Gustavo Nacif, líder da Área de Gestão da Tecnologia da Informação (TI), é mineiro e não abre mão do doce de leite Viçosa que, segundo ele, foi eleito pela 9ª vez o melhor doce de leite do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos. “Também gosto do pão de queijo, frango com quiabo, tutu, torresmo e o lombo de porco”, conta Gustavo.
A brasiliense Janaína Calheiros, líder da Área de Gestão de Pessoas (Agepe), cresceu comendo carne de sol, paçoca e o arroz Maria Isabel, comidas típicas do Piauí, estado de seus pais. “Na semana passada fiz uma panela de Maria Isabel para os meus filhos e eles adoram quando faço”, relata Janaína - que está passando para os filhos o gosto pela comida do Piauí. Na receita do arroz Maria Isabel, estão presentes ingredientes como carne de sol, calabresa e cheiro verde.
O colaborador da Agepe, Joivan Sousa, nasceu no Maranhão e disse que mesmo em Brasília não abre mão do Baião de dois com costelinha que sua esposa sempre faz e que ele adora.
Origem da diversidade culinária brasileira
Para nossa sorte, o Brasil possui uma enorme variedade de ingredientes e sabores! Esta diversidade culinária é diretamente ligada a origem da população: a culinária da Bahia é influenciada pelos sabores africanos, no Norte há uma maior influência indígena, entre outros exemplos.
A gaúcha Lisiane Cardoso, líder da Área de Gestão da Comunicação (Ascom), conta que entre as comidas típicas do Rio Grande do Sul estão o carreteiro, churrasco e, de sobremesa, o sagu ou a ambrosia, “doce feito com leite e ovos que, creio, tenha origem na influência da colonização Portuguesa”, diz.
Quer saber mais curiosidades sobre a culinária das regiões brasileiras e aprender algumas receitas típicas? Confira o mural desta semana que fica localizado próximo ao refeitório. E se você gostar de alguma receita, que tal cozinhar e contar a experiência para nós?
Área de Gestão da Comunicação